Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Quer trabalhar com tecnologia? 10 cursos com inscrições abertas

Os cursos são online e gratuitos

Por Redação Atualizado em 19 fev 2021, 20h03 - Publicado em 19 fev 2021, 20h02

Você gosta muito de tecnologia mas não sabe como começar na área ou quer se especializar mais? Vem cá, vamos te ajudar com dicas de cursos para dar um pontapé inicial nesse campo que tem muitas oportunidades e, cada vez mais, expectativas de crescimento. Um indício disso é o relatório “50 Best Jobs in America”, publicado no ano passado pelo site profissional Glassdoor, no qual pelo menos 20 posições listadas estão diretamente na área de tecnologia.

+ Conheça 7 carreiras para quem gosta de tecnologia

A Samsung está oferecendo diversos cursos online de tecnologia com inscrições abertas em fevereiro. Todos eles são gratuitos e destinados a estudantes, profissionais e interessados em geral. As inscrições são feitas no site da plataforma de capacitação em Internet das Coisas, o Code IoT (neste link) ou no site e app da Samsung Ocean. Os participantes que completarem as atividades propostas de cada curso recebem ao final um certificado de capacitação. Confira mais informações sobre os cursos.

Arduino

Arduino é uma plataforma que facilita a criação de protótipos eletrônicos. Ela permite criar projetos utilizando microcontroladores capazes de interpretar informações do ambiente, além de executar ações no mundo físico. As inscrições devem ser realizadas até o dia 21 de fevereiro no site do Code IoT.

Dados geográficos

Por meio de ferramentas computacionais, é possível fazer a análise e manipulação de dados geográficos de forma mais eficiente e ágil. No dia 26 de fevereiro será realizada a palestra sobre Introdução a Análise de Dados Geográficos. As inscrições devem ser realizadas no site da Samsung Ocean ou via aplicativo disponível para download na Play Store.

Desenvolvimento de aplicativos

É possível aprender a criar aplicativos que utilizamos frequentemente e de forma prática e interativa. Basta utilizar a ferramenta gratuita AppInventor. As inscrições devem ser realizadas até o dia 21 de fevereiro no site do Code IoT.

Eletrônica

Eletrônica abrange conceitos e componentes básicos que fazem os objetos funcionarem por meio de circuitos. As inscrições devem ser realizadas até o dia 21 de fevereiro no site do Code IoT.

Internet das Coisas

Internet das coisas é o nome dado à conexão digital entre objetos, que está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Para saber mais sobre o assunto, a inscrição deve ser realizada até o dia 21 de fevereiro no site do Code IoT.

Objetos inteligente conectados

Integrando conhecimentos de eletrônica, programação e Internet das Coisas, é possível criar soluções para problemas reais conectando diversas tecnologias, desenvolvendo objetos inteligentes capazes de se comunicar com smartphones ou tablets e interagir com o ambiente. As inscrições devem ser realizadas até o dia 21 de fevereiro no site do Code.

Python

Python é uma linguagem de programação de alto nível. É uma das principais buscas de profissionais que procuram especialização na indústria de tecnologia por ser acessível e popular em áreas emergentes. Pode ser utilizado em vários formatos. Exemplos: Pandas, que é uma biblioteca de software que manipula e analisa dados;  Web Scraping, que é uma técnica de programação que extrai informações de páginas da web.

Confira as datas e horários dos cursos em relação ao assunto:

Continua após a publicidade

23/02 – 13h30 – Ciência de Dados: Laboratório com Pandas e Python
23/02 – 18h – Web Scraping com Python – Parte 1
24/02 – 13h30 – Ciência de Dados: Visualização de Dados com Python
24/02 – 18h – Web Scraping com Python – Tira Dúvidas
25/02 – 18h – Web Scraping com Python – Parte 2
26/02 – 14h – Linguagem Python: aprendendo a linguagem – Parte 3

As inscrições devem ser realizadas no site da Samsung Ocean ou via aplicativo disponível para download na Play Store.

Scratch

Scratch é uma programação em blocos que permite abordar conceitos básicos de pensamento computacional. Ela possibilita o uso de artifícios visuais como narrativas, animações e jogos. Para participar de aulas para aprender a programar, as inscrições devem ser realizadas no site da Samsung Ocean ou via aplicativo disponível para download na Play Store.

Tizen

Tizen é um sistema operacional de código aberto que roda em Smart TVs, mas também pode funcionar em smartphones, tablets, notebooks, entre outros. É o maior responsável por tornar a televisão mais inteligente porque promove conectividade Wi-Fi e Bluetooth e roda aplicativos streaming, por exemplo. No dia 25 de fevereiro, a Samsung oferece a Oficina Desenvolvimento de aplicação para ambiente Tizen.

As inscrições devem ser realizadas no site da Samsung Ocean ou via aplicativo disponível para download na Play Store.

+ Carreira em TI: veja as habilidades mais valorizadas pelo mercado!

Diversidade na tecnologia

Mais uma dica muito bacana sobre capacitação em tecnologia é o AfroDev, programa gratuito de diversidade e inclusão da consultoria de Recursos Humanos Share RH, em parceria com as empresas 3778 e o Venturus. A iniciativa visa desenvolver, capacitar e oferecer oportunidades reais de emprego para profissionais pretos da Região Metropolitana de Campinas (SP) que queiram trabalhar na área de tecnologia.

Como participar

A live de lançamento da 2° edição do AfroDev acontece no dia 20 de fevereiro, às 9h.  A live mostrará painéis sobre tecnologia, diversidade e inclusão. Para participar do evento online, os interessados devem se inscrever no site. As inscrições para as novas turmas será aberta no fim da transmissão.

O período de inscrições e testes se estenderá até o dia 21 de março. Depois, a Share RH fará a divulgação das pessoas selecionadas. A formação acontecerá de 29 de março a 24 de abril. As contratações devem iniciar até a segunda quinzena de maio.

Neste edição, o AfroDev contará com trilhas de formação nas linguagens Python e Node, disponíveis para pessoas pretas já possuem uma base sólida em linguagem de programação, mas ainda não trabalharam como desenvolvedores no mercado. Os estudante precisam ter um computador e acesso à internet de banda larga para acompanhar as aulas.

  • Quero Bolsa | Graduação, pós-graduação e técnico. Bolsas de Estudo com desconto de até 75% em mais de 1100 faculdades em todo o Brasil. Saiba mais!

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade