logo-ge

7 carreiras para quem gosta de tecnologia

Cada curso oferece uma série de possibilidades de atuação

A tecnologia faz parte do nosso cotidiano. Seja na vida pessoal ou na profissional, usamos uma série de ferramentas e serviços que tornam as atividades mais simples e rápidas. E, mesmo assim, não são todas as pessoas que entendem o que está por trás das máquinas e sistemas com os quais lidamos no dia a dia.

Por fugir das carreiras “tradicionais”, às vezes pode parecer difícil encontrar como realmente atuar no mercado de trabalho com tecnologia. Por isso, reunimos sete carreiras para quem deseja se aventurar nessa área. Confira abaixo:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O tecnólogo com esta formação desenvolve, analisa, projeta, documenta, testa, implementa e atualiza sistemas de informação. Sua especialidade é a criação de sistemas informatizados, programação de computadores e desenvolvimento de softwares para ampliar a capacidade dos recursos do equipamento.

Os cursos nessa área se dividem em dois tipos: os mais generalistas e os específicos para alguma área de atuação, como banco de dados. De qualquer forma, o currículo de todos inclui muitas aulas de Ciências Exatas, como cálculo e linguagens de computação.

Ciência da Computação

O bacharel da Ciência da Computação trabalha, fundamentalmente, na elaboração de programas de informática, para computadores ou dispositivos móveis, como celulares e tablets. Entre inúmeras possibilidades, ele pode, por exemplo, analisar as necessidades dos usuários, desenvolver softwares e aplicativos, gerenciar equipes de criação e instalar sistemas de computação.

Sistema de Informação

Este bacharel administra o fluxo de informações que circulam por redes de computadores, dentro e fora de uma organização. Ele desenvolve o processamento, os sistemas de armazenamento e de recuperação de dados e disponibiliza esse material para usuários de redes, criando, adaptando e instalando programas para facilitar e organizar a consulta. Pode atuar em qualquer tipo de empresa de quase todos os setores, de bancos e organizações de saúde a empresas públicas e de comércio eletrônico. 

Gestão de Tecnologia da Informação

Este tecnólogo tem uma visão geral da área de tecnologia da informação (TI). Implementa e gerencia sistemas informatizados nas empresas e cuida para que esses sistemas sejam seguros e amigáveis para o usuário. Pode, também, criar e acompanhar o gerenciamento de bancos de dados.

A maioria dos cursos possibilita que o estudante trabalhe na criação, na implementação e na administração de sistemas de informação de dados. Alguns têm foco maior em segurança; outros, na criação de softwares personalizados e soluções específicas para diferentes empresas. 

Engenharia da Computação

Este engenheiro projeta e constrói computadores, periféricos (equipamentos ou acessórios ligados à unidade central de processamento, a CPU, tais como mouse, teclado, câmera, cartão de memória) e sistemas computacionais. 

Jogos Digitais

O curso de tecnólogo nessa área forma o profissional que dá suporte à criação de programas e ambientes de jogos, complementando o planejamento geral, desenvolvido pelo bacharel. Assim, o bacharel e o tecnólogo têm funções complementares: o primeiro, com uma visão estratégica dos jogos; o segundo, responsável direto pela produção dos games. O curso inclui boa carga de disciplinas das Ciências Exatas, como computação gráfica, matemática para jogos, vetores, física para jogos digitais, estrutura de dados e sistemas operacionais.

Engenharia de Software 

O engenheiro com esta formação dedica-se ao desenvolvimento de softwares e programas computacionais. É sua responsabilidade desenhar e testar novos programas, além de fazer sua manutenção e revisão. Cabe a ele, ainda, criar aplicativos, jogos, plataformas digitais para atividades educacionais e sistemas específicos, como os destinados às áreas médica e bancária, de forma a elevar o desempenho e a produtividade dos profissionais desses setores.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s