logo-ge

Queimadas na Amazônia e desastres ambientais

Um dos assuntos que mais mobilizaram a opinião pública em 2019: o fogo na Amazônia e outros desastres, como o da Vale, em Brumadinho

 

As queimadas na Amazônia foram, definitivamente, um dos maiores debates mundiais do segundo semestre de 2019. E não é para menos: em agosto deste ano, os focos de fogo na maior floresta tropical do mundo foram os mais numerosos dos últimos nove anos. Tão grandes que fizeram surgir um corredor de fumaça que encobriu diversos estados do Brasil e fizeram cidades anoitecer no meio da tarde.

Mas se você está se perguntando quais as chances de um desastre tão recente ser abordado nas provas que já estão logo aí, deixa a gente te contar uma coisa: a devastação na Amazônia não é uma pauta nada nova. Por isso mesmo, ela acaba sendo abordada ano a ano nos vestibulares, e neste episódio vamos te contar como ela costuma aparecer e se pode ganhar novos recortes.

Além disso, você vai ouvir também sobre outros desastres ambientais que podem ser (e já foram) pauta no Enem e grandes vestibulares, como o rompimento das barragens em Mariana e Brumadinho. Por fim, o professor Moraes, que nos acompanha nesta conversa, explica de uma vez por todas a diferença entre desastre, acidente e fenômeno ambiental.