logo-ge

UFCG, Ufam e UFSCar têm vagas abertas de mestrado e doutorado

Também há informações sobre mestrado da Força Aérea e da especialização em Engenharia da UTFPR. Leia mais

UFCG publica edital de mestrado acadêmico em Administração

Com inscrições previstas para o mês de outubro, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) publicou o edital do mestrado acadêmico em Administração, com aulas previstas para 2019. Os interessados no programa da instituição deverão se inscrever no período indicado através do e-mail seleção.ppga.ufcg@gmail.com ou pessoalmente na secretaria do curso. Para tanto, é necessário apresentar RG, CPF, a ficha de inscrição preenchida, cópia do resultado de uma das edições do Teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), currículo, histórico escolar e plano de pesquisa. 

Ao todo, são 20 vagas abertas para o curso, que tem como foco a concentração na área de Gestão Social e Ambiental. São duas as linhas de pesquisa: Organização, Desenvolvimento Sustentável e Indicadores de Sustentabilidade e Educação; e Cidadania e Políticas de Gestão Social e Ambiental. A seleção é feita por meio de analise de documentos, prova escrita e defesa do projeto apresentado, com resultados publicados em 13 de dezembro. 

Ufam tem inscrições abertas para mestrado em Letras

Com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (Seduc), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) está com inscrições abertas para o curso de mestrado em Letras, destinado a professores da rede pública de ensino no estado. As inscrições vão até o dia 16 de julho e e devem ser feitas por meio do site do programa. Para tanto, é necessário anexar cópia de documentos pessoais, currículo, histórico escolar e pré-projeto de pesquisa. 

As 30 vagas abertas contemplam duas linhas de pesquisa distintas: Estudos Literários e Estudos da Linguagem. A seleção é feita a partir da análise o projeto, prova de conhecimentos específicos e entrevista.

UFSCar inscreve para mestrado e doutorado na área da Educação

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para mestrado e doutorado na área da Educação, com vagas para professores de Ciências Humanas e Exatas. Os interessados devem se inscrever até o dia 20 de julho pelo site. Ambos os processos contam com avaliação de histórico escolar, projeto de pesquisa, currículo, prova escrita e defesa oral. 

O programa é amplo e inclui diversas linhas de pesquisa. São elas: Educação em Ciências e Matemática; Educação Escolar: Teorias e Práticas; Educação, Cultura e Subjetividade; Estado, Política e Formação Humana; Formação de Professores e outros Agentes Educacionais; História, Filosofia e Sociologia da Educação; e Práticas Sociais e Processos Educativos. Para mais informações, acesse o site

Força Aérea tem vagas de mestrado em Ciências Aeroespaciais

A Universidade da Força Aérea (UNIFA) está com inscrições abertas para o programa de mestrado em Ciências Aeroespaciais, com foco na formação complementar de profissionais da aeronáutica. Os interessados devem se inscrever por meio do site entre os dias 13 de julho e 15 de agosto. Para tanto, é necessário anexar documentos como RG, CPF, currículo, projeto de pesquisa e histórico escolar.

Ao todo, são 25 vagas abertas para o programa, cujo objetivo é capacitar profissionais na área aeroespacial e fomentar pesquisas no campo do conhecimento científico, filosófico e militar. O processo seletivo conta com provas teóricas, prova de inglês, analise de documentação e entrevista. Para mais informações, acesse o edital.

UTFPR tem vagas abertas para especialiação em Engenharia de Produção

Estão abertas as inscrições para o programa de especialização em Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com aulas ministradas no campus de Francisco Beltrão. Os interessados devem se inscrever até o dia 14 de agosto presencialmente na secretaria do campus. Para tanto, é preciso apresentar diploma de graduação nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas ou áreas afins. 

Ao todo, são 45 vagas abertas, das quais cinco são reservadas a servidores da instituição. O objetivo do programa é identificar problemas e atuar na resolução dos mesmos, bem como estimular novas pesquisas, nos campos da indústria e do comércio. As aulas abordarão conceitos de sustentabilidade, gestão de conhecimento e uso de softwares. Para mais informações, acesse o site