logo-ge

Unifesp, UFRGS e Udesc têm inscrições abertas para pós-graduação

Além disso, UEMS e UFFS publicam os editais de seus programas de mestrado em Educação. Leia as notícias

Unifesp abre vagas de mestrado na área de Ciências Biológicas

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está com inscrições abertas para o programa de mestrado na área de Ciências Biológicas. Trata-se do curso de Análise Ambiental Integrada, que tem nove vagas abertas. Os alunos interessados devem comparecer presencialmente no campus da instituição até o dia 20 de abril portando a ficha de inscrição preenchida, RG, CPF, cópia do diploma de graduação, currículo, carta de intenção e foto 3×4. 

O programa da instituição prevê três linhas de pesquisa distintas: Avaliação, Prognóstico e Diagnóstico Ambiental; Monitoramento Ambiental e Controle e Remediação Ambiental. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 25 de maio, com matrículas previstas para julho. 

UFRGS tem vagas de mestrado e doutorado em Artes Cênicas

Com inscrições abertas entre 7 e 11 de maio, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) está com oportunidades de mestrado e doutorado em Artes Cênicas, com doze e seis vagas disponíveis para cada programa, respectivamente. Os alunos interessados devem comparecer presencialmente no campus na data informada para realizar a incrição, mediante apresentação de RG, CPF, Histórico Escolar, Diploma de Graduação (e do mestrado, no caso de a opção ser o doutorado) e uma foto 3×4. A taxa é de R$ 130. 

Os alunos selecionados passarão por uma prova entre os dias 21 e 22 de maio, com questões eliminatórias de conhecimentos específicos. As demais fases da seleção envolvem análise do projeto de pesquisa e defesa. Os resultados serão divulgados em 12 de julho.

Udesc tem oportunidades de mestrado em Tecnologia de Alimentos

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abertas para o programa de mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, a ser ministrado no Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), na cidade de Pinhalzinho. Os interessados devem se inscrever por e-mail até o dia 11 de maio. A documentação está descrita no edital abaixo.

Os convocados para as fases posteriores terão os nomes divulgados em 15 de maio. As etapas seguintes consistem em uma prova presencial, aplicada em 17/05, e defesa do projeto de pesquisa. Os resultados serão divulgados em 15 de junho.

UEMS e UFFS publicam os editais de seus programas de pós-graduação

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) publicaram os editais de seus programas de pós-graduação em Educação.

No caso da UEMS, as vagas são para professores ou alunos graduados nas áreas de Matemática, Física, Química, Biologia e Pedagogia. As 17 vagas são para o campus de Dourados e as inscrições devem ser feitas pelo site da instituição até o dia 7 de maio.

Já a UFFS tem 20 vagas para o campus de Erechim e inscrições abertas entre 16 de abril e 16 de maio. Os selecionados farão uma prova de conhecimentos específicos e serão submetidos a uma análise do currículo e da defesa do projeto de pesquisa. Há duas linhas de pesquisa distintas: Pesquisa em Processos Pedagógicos, Políticas e Gestão Educacional e Pesquisa em Educação Não-formal: Práticas Político-Sociais. Os resultados serão divulgados em julho.