logo-ge

Universidades públicas abrem vagas de pós em exatas e biológicas

Opções incluem mestrado e doutorado nas áreas de engenharia, tecnologia, física e biologia

Scicast

IFCE abre opções de mestrado na área de Engenharia de Telecomunicações

Destinado a alunos graduados em engenharias e ciências exatas diversas, o curso de mestrado em Engenharia das Telecomunicações do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Fortaleza, tem vinte e quatro vagas em aberto e com inscrições até o dia 30 de novembro, que podem ser feitas presencialmente na secretaria do curso ou por e-mail através do ppgetcoord2@gmail.com.

As áreas do curso são subdivididas em linhas de pesquisas, das quais são contempladas a de micro-ondas e óptica integrada, informação quântica e processamento de sinais. O processo seletivo consiste na avaliação de uma prova escrita e análise de currículo, histórico escolar e projeto de pesquisa do candidato.

UFCG abre doze vagas para mestrado em Física, Ciências Naturais e Biotecnologia

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está com vagas abertas para o mestrado em Física, Ciências Naturais e Biotecnologia. As inscrições devem ser feitas até o dia 7 de dezembro na secretaria do curso da universidade e não possuem taxa.

As linhas de pesquisa contempladas nas doze vagas ofertadas pela universidade em física são a de física da matéria condensada, física de partículas, cosmologia e gravitação e física da alta atmosfera. Já na área de biológicas, as dez vagas contemplam áreas de Biotecnologia Industrial, Biotecnologia Ambiental e Ciências Naturais. A seleção é feita a partir de uma prova escrita e análise curricular.

Mestrado e Doutorado da UFC focam em ciências biológicas

Com cursos de mestrado e doutorado dedicados às áreas de Biologia para a Saúde e Farmácia Clínica e Vigilância Sanitária, a Universidade Federal do Ceará (UFC) tem inscrições abertas até o dia 23 de novembro para o programa stricto sensu. Para se inscrever, o aluno deve levar a documentação completa, que inclui documentos pessoais, ficha de inscrição e diploma, na secretaria da universidade.

Há vinte vagas para o mestrado e dezessete para o doutorado. O processo de seleção, a ser realizado no início de dezembro, consiste em uma prova de conhecimentos específicos, apresentação de projetos para uma banca examinadora e análise de currículo.