logo-ge

USP, UFCG, UTFPR, Unir e UEPB inscrevem para mestrado e doutorado

Cursos em destaque são para Engenharia, Odontologia e Ciências. Leia as notícias

USP tem vagas de mestrado e doutorado em São Carlos

Com oportunidades de mestrado e doutorado na área de Engenharia de Materiais, a Universidade de São Paulo (USP) recebe inscrições até o dia 20 de maio para o preenchimento de vagas no campus de São Carlos (SP). Os interessados devem se inscrever pelo e-mail pgrcem@sc.usp.br. Para tanto, é necessário anexar diploma de graduação, histórico escolar, ficha de incrição, artigos e planos de pesquisa. A taxa é de R$ 80.

Os alunos selecionados nessa primeira etapa da seleção serão submetidos a uma prova de conhecimentos específicos no dia 4 de junho. Ainda, haverá uma banca que avaliará o desempenho acadêmico e a produção científica entregue pelo aluno. Para mais informações, acesse o edital.

UFCG, UTFPR e Unir inscrevem para cursos de mestrado e doutorado em ciências

Boas novas para alunos formados que desejam aprimorar os conhecimentos no ramo da ciência e atuar junto à docência: três universidades públicas estão com inscrições abertas para cursos de mestrado e doutorado.

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) inscreve, até o dia 4 de maio, para o programa de mestrado e doutorado em Física, que divide-se em três linhas de pesquisa distintas: Física de Partículas, Cosmologia e Gravitação; Física da Matéria Condensada; e Física da Alta Atmosfera. Para efetuar a inscrição, é necessário comparecer presencialmente no campus da instituição com a ficha de inscrição preenchida e portanto os documentos detalhados no site, no link abaixo. 

Já a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) tem oportunidades para o mestrado profissional em Química. Os interessados têm até o dia 11 de maio para se inscrever por meio do site da instituição. O processo seletivo consiste em análise de projeto de pesquisa e prova de conhecimentos específicos. Ao todo, são 12 vagas abertas para o campus Medianeira. 

Por fim, a Universidade Federal de Rondônia (Unir) inscreve para mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente até o dia 30 de abril. Para tanto, é necessário preencher uma ficha pela internet e participar de uma prova presencial. São ofertadas 23 vagas para o mestrado e 18 para o doutorado. 

UEPB tem oportunidades de pós stricto sensu em Odontologia

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está com 8 vagas de mestrado e 10 de doutorado em Odontologia. Os alunos interessados em tentar uma oportunidade no programa da universidade devem se inscrever pelo site até o dia 19 de maio. A entrega dos documentos, descrita no link abaixo, deve ser feita presencialmente após a conclusão dos procedimentos obrigatórios na internet.

Os alunos selecionados serão submetidos às seguintes etapas do processo seletivo: prova escrita, análise do projeto de pesquisa, defesa da ideia apresentada, análise curricular e prova de inglês. Os resultados serão publicados no dia 13 de julho. Para mais informações, acesse o edital.