logo-ge

USP, Unicamp e Unifor abrem inscrições de pós-graduação

Também há outras opções de mestrado e doutorado em cursos diversos. Leia mais

Já os cursos lato sensu, apesar de serem menos aprofundados que os stricto sensu, têm a vantagem da aplicação imediata do conteúdo: não são raras as possibilidades de se poder realizar parte dos trabalhos da pós com base nos problemas vistos no dia a dia do emprego. (Imagem: iStock)

USP tem inscrições abertas para mestrado e doutorado em Sustentabilidade

A Universidade de São Paulo (USP) abriu inscrições para o curso de pós-graduação stricto sensu em Sustentabilidade. Há vagas tanto para o mestrado como para o doutorado (25 e 15 vagas, respectivamente). Os alunos interessados devem se inscrever até o dia 18 de maio presencialmente ou através dos correios. Para tanto, é necessário anexar o formulário de inscrição, projeto de pesquisa, histórico escolar, currículo e comprovante de proeficiência em língua inglesa.

Os candidatos serão submetidos a um processo seletivo que consiste na análise dos documentos entregues no ato da inscrição, prova oral e escrita e análise e defesa do projeto de pesquisa. As aulas, que serão ministradas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) no campus leste, se iniciam no segundo semestre de 2018. Para mais informações, acesse o edital.

Unicamp abre seleção para cursos de pós-graduação

Com 78 vagas abertas para cursos da área de Ciências Exatas e Biológicas, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) seleciona alunos para o preenchimento de vagas de pós-graduação. Os alunos interessados devem se inscrever até o dia 19 de abril por meio do site da instituição. Além disso, haverá uma seleção com provas de conhecimentos específicos e proeficiência em língua inglesa.

São cinco os cursos ofertados pela universidade: Construção; Estruturas e Geotécnica; Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais; Saneamento e Ambiente; e Transportes. Os exames ocorrem em maio e as aulas estão previstas para o segundo semestre desse ano. Para mais informações, acesse o site

Unifor inscreve para mestrado e doutorado em Psicologia

A Universidade de Fortaleza (Unifor) tem oportunidades para psicólogos que desejam atualização profissional. Trata-se da abertura de 30 vagas de mestrado e 10 de doutorado em Psicologia. Os interessados devem se inscrever até o dia 11 de maio na secretaria do curso ou pelo correio. Os documentos necessários incluem histórico escolar, ficha de inscrição, diploma de graduação (e de mestrado, para candidatos do doutorado) e projeto de pesquisa.

Os estudantes selecionados serão submetidos a um processo seletivo, que consiste em prova de conhecimentos específicos, prova de língua estrangeira, análise de currículo e apresentação de projeto de pesquisa. São três as linhas de pesquisa contempladas pelo programa: “Clínica, Psicopatologia e Processos de Subjetivação”; “Processos de Trabalho e Saúde”; e “Processos psicossociais e relação pessoa-ambiente”. As concentrações são para psicologia e sociedade e estudos psicanalíticos. 

UFC e UFFS têm vagas de mestrado e doutorado em Humanidades

A Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) estão com vagas abertas para mestrado e doutorado em três áreas de humanidades: Antropologia, Geografia e História.

No caso da UFC e do mestrado em Antropologia, o curso é ofertado em parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com aulas ministradas em ambas as universidades. As 14 vagas englobam as linhas de pesquisa de “Narrativas, Simbolismos e Emoções” e “Diferença, Poder e Epistemologias”. Os interessados devem se inscrever até o dia 18 de abril por meio do site da SIGAA, sendo subetidos a um processo seletivo que consiste em provas escritas e análise dos projetos de pesquisa. 

Já o doutorado em Geografia da UFC tem 18 vagas abertas e recebe inscrições até o dia 20 de abril. O processo seletivo consiste em prova de conhecimentos específicos, prova de língua estrangeira e análise do currículo e do projeto de pesquisa. Os resultados serão divulgados em junho.

Por fim, o mestrado em História da UFFS será ministrado no campus de Chapecó, em Santa Catarina, e tem inscrições presenciais ou pelo correio abertas até o dia 11 de maio. O processo seletivo tem prova oral e escrita, com arguição do projeto de pesquisa

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s