Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Engenharia de Segurança no Trabalho

Tem a responsabilidade de zelar pela saúde e pela integridade física do trabalhador, reduzindo ou eliminando o risco de acidentes no ambiente de trabalho

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 19 jul 2019, 11h37 - Publicado em 7 out 2010, 10h37
Engenharia de Segurança no Trabalho
(Pixabay/Reprodução)

Este engenheiro tem a responsabilidade de zelar pela saúde e pela integridade física do trabalhador, reduzindo ou eliminando o risco de acidentes no ambiente de trabalho. Também é sua responsabilidade elaborar, administrar e fiscalizar planos de prevenção de acidentes ambientais. Assessora empresas em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, examinando instalações, materiais e processos de fabricação.

Orienta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) das companhias e fornece instruções aos funcionários sobre o uso de equipamentos de proteção individual e ministra palestras e treinamentos, seguindo as normas governamentais e da empresa. Também é possível ingressar na carreira com uma graduação em tecnologia.

O que você pode fazer

Programas de prevenção: avaliar e preparar diagnósticos de riscos, além de fazer planos para a segurança de empresas privadas e instituições públicas.

Tecnologia: criar equipamentos e máquinas que respeitem as condições de segurança do trabalhador e diminuam os custos das empresas.

Mercado de Trabalho

As empresas têm diversos motivos para investir na prevenção de acidentes ambientais e que envolvam seus funcionários. Primeiro, porque o afastamento de um empregado resulta em perda de produtividade; segundo, porque a concorrência no mercado nacional e internacional depende, cada vez mais, de certificações internacionais em saúde e segurança; e, terceiro, a própria sociedade brasileira está mais atenta às responsabilidades sociais da empresa – e saúde ocupacional e preservação ambiental fazem parte dessa responsabilidade.

Como o Brasil ocupa a quarta posição no ranking de acidentes fatais no trabalho, segundo a Organização Mundial do Trabalho, ainda há muito a ser feito. Por lei, toda empresa é obrigada a ter uma equipe de segurança de trabalho. “Temos no país uma diversidade de processos produtivos que vão desde o trabalho artesanal até o de mais alta complexidade tecnológica.

Por isso, faz-se necessária a presença de profissionais que entendam desses processos e saibam diagnosticar problemas, apontar e mensurar riscos, implementar mudanças e avaliar os resultados”, explica Geraldo Moraes, coordenador do bacharelado em Segurança de Saúde e Segurança da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais.

Como não há a exigência de a equipe de segurança ser fixa na empresa, há chances também para atuar como prestador de serviço. O profissional pode, ainda, fornecer consultoria, elaborando laudos ergonômicos e avaliações de riscos físicos, ou trabalhar como perito. Órgãos e empresas públicas também buscam o profissional por meio de concursos públicos. As regiões Sul e Sudeste, mais industrializadas, concentram o maior número de vagas, mas Norte, Nordeste e Centro-Oeste também oferecem boas oportunidades ao bacharel.

Curso

Muita física, química e matemática fazem parte do currículo. A grade abrange, ainda, filosofia, cidadania, antropologia e psicologia, fundamentais para que o aluno entenda os aspectos culturais e sociais relacionados ao trabalho.

As disciplinas específicas incluem ergonomia (estudo da relação entre homem, meio e ferramenta de trabalho), higiene do trabalho (ruído, vibração, temperatura) e toxicologia.

Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Duração média: 4 anos.

Outro nome: Eng. de Saúde e Seg.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado

Você também pode se interessar por:

Publicidade
Engenharia de Segurança no Trabalho
Mundo do Trabalho
Engenharia de Segurança no Trabalho
Tem a responsabilidade de zelar pela saúde e pela integridade física do trabalhador, reduzindo ou eliminando o risco de acidentes no ambiente de trabalho

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.