Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

O perfil de um estudante da área de Administração e Negócios

Profissionais responsáveis pela condução de empresas têm de se manter atualizados e integrados com a equipe com a qual trabalham

Por Ana Prado e Carolina Vellei Atualizado em 20 dez 2017, 12h21 - Publicado em 4 set 2012, 16h06

Essa área engloba profissionais de Administração, Economia, Contabilidade, entre outros, reunindo algumas das carreiras mais concorridas do mercado.

Mas, mesmo com a grande ofertas de profissionais que se formam todos os anos nas faculdades, a demanda do mercado ainda é alta. Enquanto existirem empresas, haverá a necessidade de contratar economistas, administradores, gestores de recursos humanos e todos os outros profissionais da área. “O volume de empregos é muito grande”, conta o professor Hamilton Luiz Corrêa, coordenador do curso de Administração da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP).

Algumas Carreiras que você pode fazer
Administração
Administração Pública
Agronegócio e Agropecuária
Ciências Aeronáuticas
Ciências Atuariais
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
Comércio Exterior
Defesa e Gestão Estratégica Internacional
Gastronomia
Gestão Pública
Logística
Marketing
Segurança Pública
Turismo

– Veja outros cursos possíveis na área

– Veja uma página especial sobre Administração e Negócios

– Devo fazer MBA ou outra graduação?

– Precisa ser bom em exatas para cursar Administração?

Continua após a publicidade

Saiba mais nesta entrevista com Hamilton Luiz Corrêa:

Qual o perfil do estudante de Administração e Negócios?

O perfil não é exatamente igual em todas as carreiras da área. Mas dá para tomar Administração como referência. De forma geral, você tem que ter uma característica fundamental: ser empreendedor. Não dá pra imaginar pessoas acomodadas, é preciso estar sempre se reinventando. É necessário ser flexível, ter facilidade para se adaptar a ambientes e aos estilos das pessoas. 

Que competências ele precisa ter para se dar bem na área? É preciso ser bom em matemática?

A área exige muitos conhecimentos em Humanas, principalmente para estudar comportamentos humanos, marketing, sociologia, lidar com relações de trabalho. Quanto à matemática, é preciso ter pelo menos um pouco de domínio de cálculo e estatística, pois isso o ajudará muito a se posicionar no mercado de trabalho, mas não precisa ser expert. O fundamental não é olhar a empresa apenas do ponto de vista econômico-financeiro, mas também ter compromisso com sustentabilidade, meio ambiente, reaproveitamento, preocupado com a questão social. E também uma coisa que é interessante, que é a dimensão cultural. A organização tem um compromisso com a região.

Existem características que são específicas para cada carreira da área?

No dia a dia do contador, pensando na maioria, é necessário trabalhar com coisas mais exatas, quando elabora balanços, habilidade com números, trabalho mais fechado. Na Economia é exigido um conhecimento mais quantitativo, de matemática, do que de um administrador. É preciso conhecer com mais detalhes a área financeira. Para este último, um ponto é essencial: ter espírito de liderança. Se você for virar um administrador, esse é um aspecto positivo.Você precisa planejar, organizar recursos, tem que saber comandar, liderar. Se a pessoa não gostar de liderar, não deveria seguir a carreira. No trabalho é importante saber comandar equipes.

Como escolher o curso que melhor se encaixa em seu perfil?
Clique para conhecer o perfil dos estudantes de cada área:
– Administração e Negócios
– Artes e Design
– Ciências Exatas e Informática
– Ciências Sociais e Humanas
– Comunicação e Informação
– Engenharia e Produção
– Meio Ambiente e Ciências Agrárias
– Saúde
Continua após a publicidade
Publicidade