Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Redação do Encceja 2023: quais são os temas possíveis?

Para aplacar a ansiedade, perguntamos a professores de redação quais temas os candidatos podem encontrar no exame este ano

Por Taís Ilhéu
8 ago 2023, 17h39

Além de responder a questões de todas as áreas do conhecimento ensinadas durante o Ensino Fundamental ou Médio, os jovens e adultos que buscam um certificado por meio do Encceja 2023 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) também deverão, no dia 27 de agosto, elaborar um texto no formato dissertativo-argumentativo. O tema da redação, assim como ocorre no Enem e outros vestibulares, é um mistério que o candidato só desvendará no instante de aplicação da prova.

+ Encceja 2023: datas, o que levar para a prova, resultado e mais

Em 2022, por exemplo, os que buscavam um diploma do Ensino Fundamental precisaram elaborar uma redação sobre o papel da tradição oral na preservação da cultura no Brasil. Já os que pleiteavam um certificado do Ensino Médio escreveram sobre os desafios da indústria da moda para a preservação do meio ambiente. O abandono afetivo dos idosos, o abuso sexual de crianças e adolescentes, as formas de consumo e as redes sociais também já foram tema de redação em anos anteriores do exame.

“O Encceja tem o caráter de fazer o aluno pensar sobre temas atuais, sociais e que tem a ver com a sua vida cotidiana”, afirma Fernando Andrade, professor de Redação e Filosofia do Estratégia Vestibulares. Para ele, vale ficar de olho em discussões que tratam de algum tipo de injustiça ou desrespeito a algum direito.

Continua após a publicidade

+ Como saber o local de prova do Encceja 2023

+ Veja temas de redação de edições anteriores

Para aplacar a ansiedade de quem fará a prova do Encceja 2023, o GUIA DO ESTUDANTE ouviu o professor do Estratégia e a professora Gabrielle Cavalin, do curso Poliedro, que listaram os possíveis temas de redação que podem aparecer no exame este ano, considerando o perfil da prova e os assuntos mais relevantes da atualidade. Confira!

Continua após a publicidade

1. As redes sociais e os discursos de ódio

A disseminação de discursos de ódio por meio das redes sociais está associada a diversos outros debates recentes, como a polarização política e até a já mencionada violência nas escolas. Este ano também foi marcado por embates importantes envolvendo o tema: uma decisão da Justiça chegou a tirar a plataforma Telegram do ar e o Discord foi alvo de denúncias por abuso e violência de crianças e adolescentes. Neste sentido, vale se atualizar sobre a proposta de regulação das redes sociais.

2. A escalada da violência escolar

A violência nas escolas foi um dos grandes debates de 2023. Em março, o aluno de uma escola estadual em São Paulo matou uma professora e deixou outros quatro feridos. Semanas depois, um homem invadiu uma creche em Blumenau e matou quatro crianças. Os casos não são isolados: pesquisas indicam que o Brasil figura na lista de países com escolas mais violentas no mundo. Por tudo isso, o tema é uma das apostas dos professores.

Fernando Andrade também acrescenta uma outra possibilidade de recorte que envolve as escolas: o racismo. “É um assunto que esteve à frente das discussões nas últimas semanas e vários professores acabaram dizendo que não havia qualquer tipo de preparo para lidarem com esse tipo de problema nas escolas”, afirma.

Continua após a publicidade

+ O que é racismo recreativo e por que ele ainda é tolerado?

3. Analfabetismo funcional

Os problemas educacionais se arrastam há décadas no Brasil, mas se agravaram ainda com a pandemia de Covid-19. Um deles é o analfabetismo funcional. Em 2021, a taxa média do país era de 11,4% – a meta inicial era reduzi-la a 8,9% até 2024, mas as expectativas não são positivas. Para o professor do Estratégia, não é um tema que foi especialmente discutido nos últimos meses, mas é sempre latente dada as condições educacionais do país.

4. Os impactos e vantagens da Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial foi um assunto que ganhou bastante relevância ao longo de 2023, principalmente com a popularização do ChatGPT. Não apenas por isso, mas também pela sua relevância e impacto na sociedade, os dois professores de redação acreditam que este pode ser um tema no radar do Encceja. Enquanto Gabrielle aposta que a prova possa explorar os impactos da IA na educação e no mundo do trabalho, o professor do Estratégia acredita em uma abordagem sobre os desafios em usar a ferramenta a nosso favor.

Continua após a publicidade

+ Como detectar redações e trabalhos feitos com IA?

5. Violência contra os animais

Os direitos dos animais já foi tema de redação em alguns dos principais vestibulares do país, como a Unicamp e o Insper. No entanto, a discussão está longe de ser batida: o abandono de animais, por exemplo, cresceu enormemente durante a pandemia e casos de violência divulgados em plataformas como o Discord seguem chocando o país. Confira aqui os melhores caminhos de argumentação caso este seja o tema de redação do Encceja 2023.

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

 

Publicidade
Redação do Encceja 2023: quais são os temas possíveis?
Redação
Redação do Encceja 2023: quais são os temas possíveis?
Para aplacar a ansiedade, perguntamos a professores de redação quais temas os candidatos podem encontrar no exame este ano

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês