Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Com mais interpretação, prova da Unicamp segue criativa e atual

Confira como cada disciplina foi cobrada, o nível de dificuldade e temática, na prova desta quarta-feira (6)

Por Juliana Morales
Atualizado em 6 jan 2021, 21h45 - Publicado em 6 jan 2021, 21h27

Os candidatos de Humanas e Exatas que realizaram a prova da primeira fase da Unicamp 2021, nesta quarta-feira (6), não tiveram grandes surpresas. A Comvest manteve a tradição de elaborar uma avaliação atual, coerente e criativa – como fez no ano passado, inclusive. Além disso, cumpriu a promessa de trazer, diante dos desafios da pandemia, uma prova mais acessível e com bastante interpretação. Não é à toa que a qualidade da prova rendeu elogios à banca.

Publicidade

Para Daniel Perry, diretor do Curso Anglo, a primeira prova deste ano da Unicamp foi bastante criativa, sofisticada e analítica. “Ela indica o tipo de aluno que a universidade deseja: alguém bem informado com capacidade crítica, atento às questões sociais, que valoriza a ciência”.

Publicidade

Luís Gustavo Megiolaro, diretor-adjunto das Unidades Escolares do Poliedro, elogiou a capacidade da Unicamp de contextualizar diversos assuntos fortes de 2020, como o feminismo e o desmatamento, em diferentes áreas do conhecimento.

 

Publicidade

 

Publicidade

Os dois especialistas deram mais detalhes da prova em relação a cada disciplina, apontando o nível de dificuldade, a distribuição de temas e as características das perguntas. Esse ano, com as adaptações por conta da pandemia, não foram cobradas questões interdisciplinares.

Publicidade
Continua após a publicidade

Química

A disciplina teve a prova mais difícil. Além de exigir muita interpretação, apresentou gráficos não convencionais, e cobrou poucas contas.

Matemática

Luís afirma que a prova de matemática cobrou questões bem distribuídas entre fácil, médio e difícil. “Os alunos podem ter tido maior dificuldade em algumas perguntas mais complicadas de Geometria”, aponta o diretor.

Publicidade

Perry diz que a prova foi bem elaborada e com uma boa abrangência de temas: análise combinatória, equações, porcentagens, função, geometria plana e geometria espacial.

Continua após a publicidade

Física

A prova de física foi considerada uma prova fácil, sem grandes contextualizações – mais simples que anos anteriores. Também teve uma boa distribuição de temas, mas com predominância de mecânica.

Publicidade

Biologia

Biologia também teve nível fácil. Foi uma prova marcada por muitas imagens e diversos temas clássicos, como evolução, ecologia e botânica.

Português

A prova de Português, como era de se esperar, foi muito interpretativa e teve como destaque análise de discurso. O nível de dificuldade foi médio.

Continua após a publicidade

História

Segundo Perry, a prova de História foi muito criativa, sofisticada, e de alto nível. “Exigia uma leitura atenta e rigorosa do enunciado e tratou diversos temas, da Idade Antiga a Idade Contemporânea”. Entre as temáticas abordadas, aparece a migração, o feminismo, o racismo e a ressignificação de símbolos.

Geografia

De nível médio de dificuldade, a prova de Geografia apostou na interpretação de mapa e gráfico. Alguns assuntos cobrados foram: globalização, concentração de renda, relação Brasil e China, geografia urbana, clima e cartografia.

Inglês

“A prova de Inglês foi considerada uma prova difícil e bastante diversificada. Era composta por muitos textos, havia infográfico, e tinha uma conotação social na abordagem dos temas”, explica Perry.

Continua após a publicidade

Em resumo, como Luís Gustavo explica, “o aluno que tinha conceitos mais básicos e essenciais não teria problema em realizar essa prova. Mas foi uma avaliação que exigiu bastante concentração, leitura e interpretação”.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.

Publicidade
Publicidade
Com mais interpretação, prova da Unicamp segue criativa e atual
Universidades
Com mais interpretação, prova da Unicamp segue criativa e atual
Confira como cada disciplina foi cobrada, o nível de dificuldade e temática, na prova desta quarta-feira (6)

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.