Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Confira as novas datas dos principais vestibulares

Unesp, Unicamp e USP divulgaram novos calendários após datas do Enem serem definidas

Por Juliana Morales 13 jul 2020, 15h19

Os responsáveis pelos grandes vestibulares paulistas esperavam as novas datas do Enem para estabelecer seus novos calendários. Com a definição do exame nacional na última quarta-feira (8), as universidades começaram a divulgar as novidades também. Reunimos tudo aqui. Anote!

Enem

De acordo com o calendário inicial, o Enem Impresso seria nos dias 1º e 8 de novembro e o Digital, 11 e 18 de outubro. Mas, por conta da pandemia, depois de muita discussão, o MEC anunciou o adiamento do exame. Apesar de a preferência da maioria dos que votaram na enquete oficial ter sido maio de 2021, ficou definido que o exame tradicional acontecerá nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Já o Enem Digital será no dia 31 de janeiro e em 7 de fevereiro.

Fuvest

A prova da primeira fase, que seria realizada no dia 29 de novembro de 2020, acontecerá no dia 10 de janeiro de 2021. A segunda fase será nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2021. A divulgação da primeira lista de aprovados está prevista para 15 de março de 2021. A Fuvest também ampliou o prazo para recebimento dos pedidos de isenção ou redução da taxa de inscrição para o vestibular 2021 para o dia 24 de julho, pelo site.

O Manual do Candidato será disponibilizado no dia 24 de agosto e as inscrições para o exame estarão abertas entre os dias 31 de agosto e 23 de outubro de 2020. No próximo ano, serão oferecidas 11.147 vagas, das quais 8.242 destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest. As 2.905 vagas destinadas pela Universidade de São Paulo para a seleção de estudantes pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu)/Enem estão mantidas.

Unicamp

Para reduzir o número de estudantes circulando e evitar aglomeração nas escolas, a primeira fase da Unicamp será aplicada em dois dias. Os candidatos aos cursos do segmento de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas farão a prova no dia 6 de janeiro. Já quem vai prestar para a área de Ciências Biológicas/Saúde realizará a prova no dia seguinte, 7 de janeiro. Além disso, o número de locais de provas será ampliado, além da inclusão de duas novas cidades no estado de São Paulo: Barueri e Fernandópolis.

Continua após a publicidade

Para cada dia de aplicação haverá uma prova única para todos os candidatos das áreas daquela data. A primeira fase, que tradicionalmente era composta por 90 questões, passa a ter 72 perguntas objetivas sobre as áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. O tempo máximo de realização diminuirá de cinco para quatro horas. Serão 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura; 12 questões de Matemática; e oito questões de cada disciplina: Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química.

A segunda fase do vestibular não sofrerá alteração do formato e continuará sendo aplicada em dois dias: 7 e 8 de fevereiro de 2021. As inscrições para o Vestibular Unicamp 2021 serão realizadas entre 30 de julho e 8 de setembro, no site da Comvest. A primeira chamada deve ser divulgada no dia 10 de março e o edital com o calendário completo será publicado em breve, segundo a assessoria da instituição.

Unesp

A Vunesp também decidiu, em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação da Unesp (Prograd), realizar a primeira fase em dois dias, em vez de repetir o modelo de dia único na primeira fase aplicado nos anos anteriores. As provas da primeira etapa, então, serão aplicadas em 30 e 31 de janeiro. Uma será aplicada aos candidatos da área de Biológicas e outra aos candidatos das áreas de Humanidades e Exatas. Já a segunda fase será em apenas um dia, em 28 de fevereiro.

  • A primeira fase segue no mesmo formato dos anos anteriores, com 90 questões de múltipla escolha. Os detalhes sobre as provas da segunda fase e sobre a possibilidade de aproveitamento das notas do Enem no vestibular da Unesp serão definidos nos colegiados da universidade o mais breve possível. 

    Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade