Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Duas questões da Fuvest foram elaboradas a partir do Guia do Estudante

Taís Ilhéu, autora da reportagem, descobriu que seu texto sobre taxação de livros foi tema da Fuvest enquanto fazia a prova

Por Giulia Gianolla Atualizado em 13 dez 2021, 14h18 - Publicado em 13 dez 2021, 00h15

A primeira fase da Fuvest 2022, aplicada neste domingo (12), contou com uma série de referências ao cotidiano de muitos estudantes: filme da Marvel, música do Emicida, debate sobre o mau uso da cloroquina, dentre outros assuntos. Mergulhada em atualidade, a prova foi avaliada por professores como consistente e em diálogo com o momento atual.

Este ano, duas questões da prova de língua portuguesa foram elaboradas a partir de uma reportagem publicada no site do GUIA DO ESTUDANTE. O texto, escrito pela jornalista Taís Ilhéu, tinha como título Por que taxar os livros pode gerar retrocesso social e econômico no país. A matéria abordava uma proposta de reforma tributária feita por Paulo Guedes em setembro de 2020, que imporia taxação de 12% sobre a venda de livros. No Brasil, livros são isentos de impostos e tributos graças a um projeto de lei de 1946 que teve como proponente o escritor Jorge Amado, que na época era deputado federal. A reportagem discorre sobre a importância do acesso à literatura para todos, assim como o retrocesso que seria caso o projeto virasse lei – por ora, segue engavetado. Em março deste ano, Guedes disse que “jamais quis taxar livros”.

Duas questões da prova de língua portuguesa da Fuvest, uma de interpretação de texto e outra sobre o uso de pronome relativo, contaram com um trecho do texto de Taís, veja abaixo:

Questões 67 e 68 da Fuvest 2022, com um texto do Guia do Estudante

Na prova Q, ilustrada acima, a resposta correta para a questão 67 era a alternativa D e, para a 68, a alternativa C. A posição da questão na prova varia de acordo com a versão do caderno de questões que cada candidato resolveu:

  • Prova Q: questões 67 e 68
  • Prova K: questões 68 e 69
  • Prova V: questões 25 e 26
  • Prova X: questões 54 e 55
  • Prova Z: questões 59 e 60

Taís contou ao Guia que descobriu que seu texto estava na Fuvest do jeito mais vestibulanda possível: fazendo a prova. Sim, a jornalista decidiu prestar a Fuvest este ano para o curso de Pedagogia e quase caiu para trás quando se deparou com um texto seu no exame. “Quase pedi para a aplicadora para tirar uma foto! Me senti super famosa, foi muito legal”, disse ela, aos risos. “E depois, logo em seguida, já fiquei pensando: ‘nossa, não posso errar essas, né? Imagina errar questões com um texto que eu mesma escrevi!'”. Para os curiosos de plantão: Taís acertou as duas!

O GUIA DO ESTUDANTE é um aliado para o aluno que se prepara o Enem e os diversos vestibulares pelo Brasil. Ao longo do ano, nossas reportagens trazem temas atuais e propõem pontes entre assuntos do Brasil e do mundo com conteúdos do Ensino Médio. Nosso objetivo é oferecer elementos para que o aluno possa refletir sobre o mundo atual, criar bagagem analítica e aprofundada sobre a atualidade, escrever uma boa redação e, de quebra, se tornar um sujeito crítico. Conte sempre com o GUIA!

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

Publicidade