‘É muito uma questão psicológica’, afirma estudante na 1ª fase da Unicamp 2026
Candidatos já estão nos locais de prova e respondem às 72 questões da primeira fase
A primeira fase da Unicamp 2026, vestibular de ingresso na Universidade Estadual de Campinas, acontece neste domingo (26) e os candidatos entraram há pouco nos locais de prova. Alguns têm o objetivo de treinar para o próximo ano, como Júlia Pertese da Silva, de 16 anos, está prestando para Medicina Veterinária. “Quero testar como vou me sentir e ver quais estratégias funcionam melhor pra mim no ano que vem quando vou prestar para valer”, comenta a aluna do Oficina do Estudante.
Já outros candidatos esperam entrar na universidade por meio das provas de hoje e dos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, quando acontece a segunda fase do vestibular. É o caso de Manuela Barros, de 18 anos, que está prestando para Medicina.
+ Que horas acaba a Unicamp 2026? Veja o tempo de prova
Uma questão de treino – incluindo o mental
Mais intenso que estudar com simulados, é usar o próprio dia da prova para treinar. Júlia sabe que a prova vai ser difícil, principalmente por não ter a preparação do terceiro ano de colégio, mas seu objetivo é ter uma noção de como vai ser no ano que vem.
A própria Manuela Barros usou a mesma estratégia de Júlia nos anos anteriores, prestando o vestibular desde o primeiro ano do ensino médio. Desta vez, ela deseja colocar em prática tudo o que aprendeu durante os últimos meses com os seus professores do terceiro ano.
Ambas concordam que “é muito uma questão psicológica”, e que a parte mais difícil da prova é lidar com a própria mente.
“Estudei bastante, então quero confiar nisso e manter a calma. É só acreditar, fazer com tranquilidade e, se Deus quiser, passar pra segunda fase”, conclui Manuela.
+ Quanto precisa tirar na primeira fase da Unicamp?
Cronograma Unicamp 2026
Inscrições: 1 de agosto a 1 de setembroProvas de competências específicas (música): 15 a 30 de setembro (virtualmente)- 1ª Fase: 26 de outubro
- 2ª Fase: 30 de novembro e e 1º de dezembro
- Provas de competências específicas: entre 3 e 5 de dezembro, a depender da carreira
- Divulgação do resultado da 1ª Chamada: 23 de janeiro de 2026
A aplicação tem duração máxima de 5 horas e permanência mínima de duas. Ou seja, a partir das 11h é possível deixar os locais de prova, mas o tempo final é até as 14h.
A partir deste horário, confira aqui a correção do gabarito extraoficial da prova em tempo real!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Gabarito Unicamp 2026: correção extraoficial da primeira fase
Qual o feminino de dragão?
Unicamp 2026: acompanhe a correção comentada do gabarito
Qual o coletivo de “gaviões”?
“Prova de média para difícil”, avaliam professores sobre 1ª fase da Unicamp 2026