Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Enade 2021: confira a data e o edital da prova

Participam da avaliação estudantes de cursos de graduação ou de cursos superiores de tecnologia

Por Luccas Diaz 13 jul 2021, 11h29

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 já tem data para acontecer. A prova, que em 2020 foi adiada por conta da pandemia da covid-19, é realizada anualmente com objetivo de avaliar estudantes que estão ingressando ou se formando em cursos de graduação ou cursos superiores de tecnologia. Neste ano, o exame será aplicado no dia 14 de novembro e avaliará os graduandos de cursos de áreas vinculadas ao ano II do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

No Enade 2021 serão avaliados os estudantes, ingressantes e concluintes, dos cursos de bacharelado pertencentes às áreas de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, design, educação física, filosofia, geografia, história, química e sistemas de informação.

Quanto às licenciaturas, serão os cursos de artes visuais, ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras – português, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, letras – inglês, matemática, música, pedagogia e química.

Também estão incluídos os estudantes de cursos superiores de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, tecnologia em gestão da tecnologia da informação e tecnologia em redes de computador.

O estudante que não realizar a prova ou preencher o Questionário do Estudante fica impedido de colar grau.

Continua após a publicidade

Inscrição

Os coordenadores dos cursos avaliados deverão inscrever os estudantes ingressantes e concluintes entre os dias 19 de julho e 29 de agosto no Sistema Enade. Este estará aberto para procuradores educacionais e coordenadores de curso durante o período de 15 a 18 de julho para realizarem o processo de autentificação.

No dia 16 de julho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará o enquadramento automático dos cursos classificados na Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil).

Os alunos concluintes inscritos pelos coordenadores deverão preencher o cadastro no período de 19 de julho a 13 de novembro, também pelo Sistema Enade. Aqueles que precisarem solicitar atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social têm entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro para fazer a solicitação.

A prova

De acordo com o Edital n.º 36/2021, publicado nesta terça-feira (13), no Diário Oficial da União, o exame é composto por uma prova com 40 perguntas. O conteúdo é dividido entre 10 questões de ‘Formação Geral’, com temas comuns a todos os cursos, e 30 questões de ‘Componente Específico’, com perguntas próprias de cada área. Quanto ao formato das questões, são, no total, 5 questões discursivas e 35 de múltipla escolha. Os estudantes têm 4 horas para realizar a prova.

A lista completa dos cursos e outras datas referentes à realização do exame estão disponíveis no edital

Continua após a publicidade
Publicidade