logo-ge

Encceja 2018: Locais de prova já podem ser consultados

Provas serão aplicadas no dia 5 de agosto em todo o país

O Ministério da Educação (MEC) liberou na manhã desta segunda-feira (23) a consulta aos locais de prova do Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2018

A informação está atrelada ao cartão de confirmação do candidato, que informa o número de inscrição, data, horário, local de realização das provas, as áreas de conhecimento e nível de ensino, além das solicitações de atendimento especializado, específico e/ou pelo nome social, caso solicitados.

Para acessar, é só entrar na Página do Participante e informar CPF e senha cadastrada no momento da inscrição no exame. 

A prova será aplicada no dia 5 de agosto, em todo o país. A orientação do MEC é que todos levem o cartão de confirmação no dia.

Dos 1.695.607 inscritos, 356.326 visam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e 1.339.281, o do ensino médio.

Provas

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos com no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame, para o ensino fundamental, e jovens e adultos com no mínimo 18 anos para o ensino médio, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.

A partir de 2017, a Certificação de Conclusão do Ensino Médio voltou a ser realizado pelo Encceja, em parceria com estados e municípios. Até 2016, os estudantes com mais de 18 anos usavam o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para receber o diploma do Ensino Médio.

O Encceja 2018 será realizado em dois turnos e obedecerá ao seguinte cronograma:

Turno matutino
Abertura dos portões 8h
Fechamento dos portões 8h45
Início das provas 9h
Término das provas 13h
Turno vespertino
Abertura dos portões 14h30
Fechamento dos portões 15h15
Início das provas 15h30
Término das provas 20h30

Obs.: os estudantes devem ficar atentos, já que o horário a ser seguido é o oficial de Brasília.

O exame é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha, tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio.

Para o ensino fundamental, cada prova aborda as seguintes áreas do conhecimento:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o ensino médio, as áreas são:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento. Os candidatos também deverão fazer uma redação em que é necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.

Veja também