logo-ge

Fuvest 2020 tem quase 130 mil inscritos

O curso mais concorrido, como de costume, é Medicina

O maior vestibular do Brasil, que seleciona os ingressantes da Universidade de São Paulo, teve um pequeno aumento no número de inscritos da última edição para a de 2020. Neste ano, 129.148 pessoas farão a prova da primeira fase, contra 127.786 do ano passado. Todos estes candidatos concorrerão às 8.317 vagas oferecidas pela USP. 

Além do número de inscritos, a Fuvest também divulgou os cursos mais concorridos deste ano. Já é de costume que Medicina esteja entre os três primeiros, mas este ano ela ocupou todo o pódio: o primeiro curso mais concorrido é Medicina em São Paulo, seguido por Medicina em Bauru e em Ribeirão Preto. 

Na outra ponta, dos cursos menos concorridos, estão Engenharia de Biossistemas (Pirassununga), Biblioteconomia e Ciência da Informação (Ribeirão Preto) e Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental (São Paulo).

Das 8.317 vagas ofertadas pela Fuvest, 45% são reservadas para candidatos vindos de escolas públicas. Destas, uma porcentagem é direcionada também a candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas. 

Provas

A prova da primeira fase da Fuvest será aplicada no dia 24/11 e será composta por 90 questões de múltipla escolha. Já a segunda fase acontece nos dias 5 e 6/1/2020. Desde da edição passada, a Fuvest parou de aplicar a segunda fase em três dias, como tradicionalmente fazia. A Unicamp começa a seguir o mesmo modelo esse ano.