Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Fuvest aborda milícias, voto feminino e conflitos na África na 1ª fase

Prova seguiu a tendência da Unicamp e Unesp e também cobrou temas de atualidades, mas a ausência de questões sobre covid-19 chamou a atenção

Por Juliana Morales
Atualizado em 4 dez 2022, 19h49 - Publicado em 4 dez 2022, 18h10

Confira aqui o gabarito oficial da primeira fase da Fuvest 2023

A primeira fase da Fuvest 2023 está sendo aplicada neste domingo (4). Seguindo uma tendência presente também na Unicamp e Unesp, o vestibular de ingresso na USP cobrou temas bastante atuais. Segundo Giba Alvarez, diretor do Cursinho da Poli e especialista em educação e vestibulares, a prova foi muito contemporânea e muito brasileira, sem esquecer dos grandes assuntos internacionais.

“Ao mesmo tempo que caiu sobre conflitos no continente africano, a Fuvest também trouxe questões muito pertinentes à realidade brasileira, como o mundo do trabalho, milícia no Rio de Janeiro e mulheres na política”, analisa Alvarez.

Clarissa Andreatti, candidata do bacharel em música, conta que na questão sobre milícias, as alternativas falavam da violência ilegal das milícias e da violência permitida e controlada pelo estado. O livro “República das Milícias“, do jornalista Bruno Paes Manso, serviu de contexto para a pergunta.

Uma outra questão da prova trazia um trecho do livro “Como o racismo criou o Brasil“, de Jessé Souza, e trazia como tema as novas organizações do trabalho impulsionadas pelo capitalismo financeiro, que mascara a “superexploração”.

Continua após a publicidade

Apesar de ser bastante atual, a estudante de 19 anos diz que a prova não tratou diretamente de grandes temas atuais, como a Guerra na Ucrânia. “Uma das questões apresentava um mapa de anamorfose da quantidade de refugiados de alguns países, e bem na pontinha tinha Ucrânia, mas não era preciso saber informações recentes da guerra para resolvê-la”, conta.

A prova, no entanto, também tratou um contexto histórico importante do conflito, que foi o fim da União Soviética. “Uma das questões trazia uma charge de Gorbachev, com uma foice e martelo quebrando, e um texto que falava sobre a independência das repúblicas da URSS”, contou Ingrid Luisa, que concorre a uma vaga no curso de Nutrição.

Prestando pelo segundo ano para Medicina, Domenica Paiva de Oliveira, 22 anos, por outro lado, chama atenção para um tema quente que não teve destaque na prova: covid-19. “Diferente do Enem, que abordou a falta de acesso [à educação] para alunos de baixa renda durante a crise sanitária, a Fuvest não falou explicitamente sobre a pandemia, em si”.

Resultado e segunda fase

A lista de aprovados para a segunda fase da Fuvest, bem como as notas de corte deste ano, serão divulgadas em 16 de dezembro. Os candidatos convocados fazem as provas da próxima etapa nos dias 8 e 9 de janeiro

Continua após a publicidade

Confira o calendário completo com as próximas etapas:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

 

Publicidade

Publicidade
Fuvest aborda milícias, voto feminino e conflitos na África na 1ª fase
Universidades
Fuvest aborda milícias, voto feminino e conflitos na África na 1ª fase
Prova seguiu a tendência da Unicamp e Unesp e também cobrou temas de atualidades, mas a ausência de questões sobre covid-19 chamou a atenção

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.