Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Primeira fase da Unicamp 2020 ocorre neste domingo (17)

A universidade oferece 2.570 vagas, em 69 cursos de graduação

Por Redação Atualizado em 17 nov 2019, 02h03 - Publicado em 17 nov 2019, 01h03

Hoje (17), 72.859 candidatos farão a primeira fase do vestibular da Universidade de Campinas (Unicamp). Serão oferecidas 2.570 vagas, em 69 cursos de graduação. A quantidade de inscritos caiu em relação ao ano passado, quando 76.312 pessoas se inscreveram.

Recomenda-se que os candidatos cheguem ao local de prova às 12h (horário de Brasília), já que os portões fecham às 13h.

  • Prova

    A primeira fase é composta por uma prova de 90 questões, distribuídas entre as disciplinas da seguinte maneira:

    • 13 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa
    • 13 questões de Matemática
    • 9 questões de História
    • 9 questões de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia)
    • 9 questões de Física
    • 9 questões de Química
    • 9 questões de Biologia
    • 7 questões de Inglês
    • 12 questões interdisciplinares

    A segunda fase da Unicamp passou por mudanças nessa edição e será realizada apenas em dois dias, 12 e 13 de janeiro, e não mais em três como nas edições anteriores. Os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança) aplicarão os testes entre os dias 20 e 24 de janeiro.

    O que levar

    Os candidatos deverão levar, todos os dias, o original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso, bem como portar água, sucos e alimentos.

  • Também é necessário levar, somente no primeiro dia, uma foto 3×4 recente, com nome e número de inscrição anotados no verso. É proibida a utilização de aparelhos celulares ou outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos eles deverão ficar no chão, ao lado da carteira.

    Resultado

    A primeira chamada do vestibular será divulgada no dia 10 de fevereiro.

    Outras formas de ingresso

    Além do vestibular convencional, a Unicamp também oferece outras três formas de ingresso: o Vestibular Indígena, o Enem-Unicamp e as Vagas Olímpicas. Para o primeiro, só podem se inscrever aqueles que comprovem etnia indígena. Já o Enem-Unicamp é ofertado àqueles que optam por usar a nota do Enem para entrar na universidade. 

  • Já as Vagas Olímpicas, que passaram a ser oferecidas no ano passado, podem ser disputadas por medalhistas ou estudantes que apresentaram um ótimo rendimento em competições de conhecimento do Ensino Médio, como as olimpíadas de Matemática, Física, Química e Robótica, entre outras. No ano passado, foram oferecidas 90 vagas em 22 opções de curso.

    Continua após a publicidade
    Publicidade