A Universidade Estadual Paulista (Unesp) aplica neste domingo (15) e segunda-feira (16) a segunda fase do vestibular 2020, a partir das 14h.
Este ano, a Unesp oferece 7.725 vagas em 24 campi espalhados pelo interior de São Paulo. No total, são 136 cursos de graduação.
A segunda fase da Unesp é realizada em dois dias e é composta por 36 questões discursivas e uma redação em gênero dissertativo.
No primeiro dia são 24 questões, sendo 12 de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 12 de Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Química, Física e Matemática).
Já no segundo dia é a hora de resolver 12 questões de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte) e a Redação. Além disso, alguns cursos exigem provas de habilidades específicas, aplicadas entre 8 e 14 de dezembro.
Ambas devem ser realizadas em, no máximo, 4 horas e 30 minutos.
Reserva
Do total de vagas, 3.878 serão reservadas para candidatos que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas. Destas, 1.365 se destinam a candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas (PPI).
Primeira fase
Na primeira fase, dos 95.440 candidatos inscritos, 88.194 fizeram a prova em 35 cidades, 31 delas no estado de São Paulo. Eles responderam 90 questões de múltipla escolha.
A prova, aplicada em 15 de novembro, apresentou uma alta taxa de presença dos inscritos. A taxa de abstenção foi de apenas 7,6%.
Os candidatos tiveram 4h30 para resolver 90 questões de múltipla escolha das disciplinas do currículo do Ensino Médio. A lista com os convocados para a segunda fase foi divulgada no dia 4 de dezembro.
Resultado
A Unesp divulgará os nomes dos aprovados na primeira chamada do vestibular no dia 27 de janeiro e a matrícula deverá ser realizada entre os dias 27 e 28 de janeiro. Acesse o Manual do Candidato da Unesp para mais informações.