Unesp aplica primeira fase do vestibular 2020 nesta sexta-feira (15)
O candidato deverá resolver 90 questões de múltipla escolha
A primeira fase do vestibular 2020 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) acontece nesta sexta-feira (15). Os portões serão fechados às 14h e recomenda-se que os estudantes cheguem com uma hora de antecedência.
Prova
O candidato deverá resolver 90 questões de múltipla escolha. A primeira fase é composta por uma prova de conhecimentos gerais das seguintes áreas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.
As provas serão aplicadas em 35 cidades paulistas, em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). Este ano, a Unesp oferece 7.725 vagas em 24 campi espalhados pelo interior de São Paulo.
Do total de vagas, 3.878 serão reservadas para candidatos que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas. Destas, 1.365 se destinam a candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas (PPI).
Concorrência
O curso mais concorrido continua sendo Medicina. Neste ano, 311 candidatos concorrem para cada vaga no curso. Depois de Medicina, a carreira mais concorrida é Psicologia em período integral, mas com uma relação candidato vaga bem menor (60,9).
Confira a relação candidato/vaga completa
Segunda fase
Os classificados para a segunda fase serão conhecidos em 4 de dezembro, mesma data em que serão divulgados os locais de prova da última etapa geral e das provas de habilidades específicas.
A segunda fase acontecerá um mês depois e será dividida em dois dias, 15 e 16 de dezembro. Esta etapa é composta de 36 questões discursivas, divididas entre as áreas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática e uma redação. Além disso, alguns cursos exigem provas de habilidades específicas, que serão aplicadas entre 8 e 14 do mesmo mês.
O resultado da primeira chamada do vestibular será divulgado em 27 de janeiro, no site da Vunesp. Acesse o Manual do Candidato da Unesp para mais informações.