Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Unesp de meio de ano: 2ª fase tem nível “fácil a médio”, dizem professores

Vestibular de meio de ano aconteceu no último fim de semana; confira os comentários sobre as provas

Por Marcela Coelho Atualizado em 12 jun 2018, 17h51 - Publicado em 12 jun 2018, 17h41

A segunda fase do vestibular de meio de ano da Universidade Estadual Paulista (Unesp) 2018 tem questões bem elaboradas e baixa dificuldade para os alunos com boa preparação, avaliam especialistas ouvidos pelo Guia do Estudante.

O exame foi aplicado neste sábado (9) e domingo (10), das 14h às 18h30. No primeiro dia, os candidatos enfrentaram 24 questões dissertativas: 12 de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 12 de Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Química, Física e Matemática). Já no segundo, foram 12 questões de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte) e uma redação. 

  • De acordo com o diretor da Oficina do Estudante Antunes Rafael, o exame manteve o mesmo padrão dos aplicados anteriormente.

    A prova de meio de ano foi de nível fácil a médio, cobrou conteúdos clássicos das diversas áreas e de forma bastante objetiva. A Unesp foi honesta com os vestibulandos, exigiu na medida”, falou.

    Rafael ainda destacou que o vestibular continuou com questões mais elaboradas nas áreas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos do que em Ciências da Natureza e Matemática. “Essa é uma característica da Unesp. O candidato precisa ter um domínio maior nas áreas de filosofia, sociologia e linguagens. Essa parte sempre exige mais. Matemática, por exemplo, são poucas questões e traz assuntos que costumam cair”, explicou.

    Redação

    O tema da redação foi a pergunta “Liberar o porte de armas de fogo a todos os cidadãos diminuirá a violência no Brasil?”

    Veja a proposta

    A Unesp exige o tipo dissertativo de texto. Isso significa que se trata de um texto argumentativo, que pede que o autor desenvolva uma ideia, um problema ou um questionamento com uma consideração final que deve estar de acordo com os argumentos expostos. É importante, também, que o estudante saiba colocar ideias favoráveis e contrárias à sua própria opinião.

    Continua após a publicidade

    O diretor da Oficina do Estudante elogiou o assunto pedido para o texto: “a redação foi bastante atual, os candidatos não precisavam necessariamente se apoiar na coletânea. As últimas notícias e acontecimentos e a situação da criminalidade em alguns estados brasileiros traziam subsídios para que o aluno conseguisse dissertar”.

  • Ciências da Natureza e Matemática

    Para o coordenador estratégico da Oficina do Estudante Anderson Rodrigues, mais conhecido como Bill, a parte de Ciências da Natureza e Matemática da Unesp apresentou “questões com assuntos comuns para os vestibulares e de fácil resolução”.

    Em biologia caiu botânica, genética e zoologia, enquanto em física, corrente elétrica, calorimetria e aceleração. Já em química, teve perguntas sobre reações químicas e densidade e, em matemática, geometria analítica e trigonometria.

    “Os itens ‘a’ das questões tinham perguntas muito diretas. Os candidatos precisavam só ter uma observação atenta dos enunciados para resolver. Já os itens ‘b’ exigiam mais do conhecimento do vestibulando, lembranças de conceitos”, disse Bill.

    Resultado

    A lista geral de classificação sai no dia 6 de julho. Entre os dias 6 e 9 do mesmo mês, os candidatos da lista devem confirmar interesse pela vaga, independentemente da posição em que tenham sido classificados.

    Após a confirmação de interesse, será gerada a primeira lista de chamada para matrícula, em 11 de julho. A segunda chamada sai no dia 16.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade