Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Unesp de meio de ano: Tema de redação é o porte de armas de fogo

Neste segundo e último dia de prova, além da redação, os candidatos precisaram resolver 12 questões de Linguagens e Códigos

Por Da redação Atualizado em 10 jun 2018, 19h58 - Publicado em 10 jun 2018, 19h07

O tema da redação do vestibular de meio de ano 2018 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) é a pergunta “Liberar o porte de armas de fogo a todos os cidadãos diminuirá a violência no Brasil?”A informação foi divulgada no início da noite deste domingo (10) pela Vunesp.

A Unesp exige o tipo dissertativo de texto, o mais comum nos vestibulares. Isso significa que se trata de um texto argumentativo, que pede que o autor desenvolva uma ideia, um problema ou um questionamento com uma consideração final que deve estar de acordo com os argumentos expostos. É importante, também, que o estudante saiba colocar ideias favoráveis e contrárias à sua própria opinião.

Veja a proposta de redação:

(Clique para ampliar) Vunesp/Divulgação
(Clique para ampliar) Vunesp/Divulgação

As redações serão avaliadas atentando-se aos critérios de correção específicos desse vestibular:

  • Abordagem da proposta e do tema: A banca avalia como você leu a proposta e como ela será articulada, no texto, em relação à coletânea de textos. Analisa, também, o seu ponto de vista e a reflexão feita por você ao longo do texto.
  • Desenvolvimento: Avalia como você construiu sua argumentação ao longo da introdução, do desenvolvimento e na conclusão, e se está de acordo com o tipo dissertativo-argumentativo.
  • Domínio da escrita: No último ponto, os corretores analisam se você utilizou a norma culta da língua, além dos elementos de coesão.
  • O texto só é anulado em casos muito específicos: fuga do tema, letra ilegível, texto com menos de sete linhas ou identificação da autoria da redação em qualquer ponto da folha.

    Continua após a publicidade
  • Segunda fase

    As provas da segunda fase da Unesp de meio de ano 2018 foram aplicadas neste sábado (9) e domingo (10), das 14h às 18h30.

    No primeiro dia, os candidatos resolveram 24 questões dissertativas, sendo 12 de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 12 de Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Química, Física e Matemática). Já no segundo, enfrentaram 12 questões de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte) e uma redação.

    Neste processo seletivo, os participantes disputam 360 vagas em 9 opções de cursos. São eles: Engenharia AeronáuticaEngenharia AgronômicaEngenharia AmbientalEngenharia de ProduçãoEngenharia CivilEngenharia de Controle e AutomaçãoEngenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

  • Resultado

    A lista geral de classificação sai no dia 6 de julho. Entre os dias 6 e 9 do mesmo mês, os candidatos da lista devem confirmar interesse pela vaga, independentemente da posição em que tenham sido classificados.

    Após a confirmação de interesse, será gerada a primeira lista de chamada para matrícula, em 11 de julho. A segunda chamada sai no dia 16.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade