Unesp, Unicamp, Unifesp e ITA divulgam calendários do vestibular
Essas e outras universidades paulistas se reuniram para definir as datas em conjunto e evitar que as provas acontecessem no mesmo dia
Nesta terça-feira (16), a Unesp, Unicamp, Unifesp e ITA divulgaram as datas de seus respectivos vestibulares 2020. O calendário foi definido em uma reunião conjunta de diversas universidades paulistas, no último dia 2, a fim de não coincidirem as datas das provas. Além das instituições que divulgaram as datas ontem, também participaram representantes da USP, PUC-SP, Mackenzie e PUC-Campinas.
Confira o calendário de cada uma delas.
Unesp
As inscrições para o vestibular 2020 da Unesp devem ocorrer entre os dias 9 de setembro e 7 outubro. A prova da primeira fase será aplicada no dia 15 de novembro e as da segunda estão marcadas para os dias 15 e 16 de dezembro. A lista dos aprovados será divulgada no dia 3 de fevereiro de 2020. A Unesp ainda não divulgou as datas para pedido de isenção da taxa da prova nem qual será o valor esse ano.
Unicamp
A Unicamp, que receberá até o dia 6 de maio os pedidos de isenção da taxa, estará com as inscrições abertas para o vestibular entre os dias 1º de agosto e 6 de setembro. A primeira fase está marcada para o dia 17 de novembro e a segunda será aplicada nos dias 12 e 13 de janeiro de 2020. As provas específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança ocorrerão de 20 a 24 de janeiro. O único curso que terá a prova de habilidades específicas separada das demais é Música, que deve acontecer em duas etapas — a primeira entre os dias 9 e 16 de setembro, e a segunda nos dias 13 e 14 de outubro.
As inscrições para o vestibular indígena e para as Vagas Olímpicas, modalidades inauguradas na última edição, também acontecem em datas distintas. No primeiro caso, os candidatos devem se inscrever entre o dia 2 e 30 de setembro, e no segundo entre 21 de novembro e 10 de janeiro.
ITA
O vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) também acontece em duas fases: a primeira no dia 1º de dezembro e a segunda nos dias 12 e 13 de dezembro. O período de inscrições vai do dia 1º de julho a 15 de agosto.
Unifesp
Grande parte dos cursos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) já conta com ingresso por meio do Sisu, mas para alguns cursos ainda é oferecido o vestibular próprio da faculdade para complementar a nota do Enem. Ele ocorrerá em apenas uma fase, mas em dois dias: 12 e 13 de dezembro. As inscrições vão do dia 23 de setembro a 25 de outubro. Uma vez que a nota do Enem é usada integral ou parcialmente para ingresso na faculdade, a realização do exame é obrigatória.