Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Unicamp 2022: pedidos de isenção começam nesta segunda-feira (24)

Veja quem pode pedir a isenção e quais documentos são necessários para a solicitação

Por Juliana Morales Atualizado em 24 Maio 2021, 10h30 - Publicado em 24 Maio 2021, 10h25

O prazo para pedir a isenção da taxa de inscrição no vestibular da Unicamp 2022 começa nesta segunda-feira (24). Os pedidos podem ser feitos até o dia 15 de junho no site da Comvest.

As inscrições começam no dia 2 de agosto e deverão ser feitas até dia 8 de setembro. O valor da taxa, para quem não tiver a isenção, será de 180 reais e poderá ser pago até o dia 10 de setembro.

Meme da Karol Conka
Twitter Unicamp/Reprodução

Quem pode pedir a isenção?

Os pré-requisitos para receber a isenção são ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação (não se aplica à modalidade 3) e já ter concluído ou concluir em 2021 o ensino médio. As isenções da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp são oferecidas em três modalidades:

1. Para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio). Nessa modalidade, a Comvest irá aceitar o cadastro no CadÚnico do governo federal (do candidato(a), pai, mãe ou responsável), para que, nesse caso, os candidatos não precisem anexar a documentação exigida.

2. Funcionários da Unicamp/Funcamp;

3. Para aqueles que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).

  • Quais documentos são necessários para a solicitação?

    Assim como no ano passado, a Comvest flexibilizou alguns procedimentos para facilitar atendimento dos estudantes das escolas públicas no programa de isenção, que poderia apresentar dificuldades diante do contexto pandêmico.

    Caso tenham problema com a retirada do histórico escolar nas escolas, os candidatos matriculados na rede pública do Estado de São Paulo poderão emitir um documento a partir do site da Secretaria da Educação de SP. Já os candidatos de escola pública de outros Estados e do Distrito Federal, poderão anexar uma declaração de que são/foram estudantes da rede pública durante todo o ensino médio, conforme modelo disponível no edital.

    Continua após a publicidade

    Resultado dos pedidos

    A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 30 de julho. Também a partir desta data, os contemplados começam a receber pelo e-mail um comunicado de que foram beneficiados. Lembrando que mesmo quem conseguiu a isenção precisa realizar as inscrições pela internet, que segundo a Convest, começarão em agosto. O calendário do Vestibular Unicamp 2022 será divulgado em breve, de acordo com a responsável.

    Calendário da Unicamp 2022

    Período de pedidos de isenção da taxa de inscrição: 24 de maio a 15 de junho

    Inscrições: 2 de agosto a 8 de setembro

    Pagamento da taxa de inscrição: até 10 de setembro

    Primeira fase: 21 de novembro de 2021

    Segunda fase: 16 e 17 de janeiro de 2022

    Provas de Habilidades Específicas: 19 a 22 de janeiro de 2022

    Divulgação da primeira chamada: 14 de fevereiro de 2022

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade