Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Unicamp 2024: como se preparar para as questões de Filosofia e Sociologia?

Pela primeira vez, as duas disciplinas terão questões dedicadas a elas na prova. Confira as dicas de uma professora e prepare-se para a mudança!

Por Karolina Monte
Atualizado em 5 out 2023, 18h26 - Publicado em 5 out 2023, 18h26

E vem mais uma novidade por aí: pela primeira vez, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) terá questões específicas para as disciplinas de Filosofia e Sociologia, três para cada uma. A Comvest, banca que organiza a prova, anunciou a mudança em março deste ano. As 72 questões de múltipla escolha que compõem a primeira fase foram remanejadas entre as disciplinas para comportar a alteração.

Em momentos como esses, em que vestibulares tão tradicionais anunciam mudanças, é normal que o estudante se sinta apreensivo sobre o que estudar, ou mesmo como estar preparado. Mas mantenha a calma! O GUIA DO ESTUDANTE conversou com Marialba Maretti, professora de Filosofia e Sociologia do curso Poliedro Campinas, que deu dicas valiosas para você arrasar nas seis questões das disciplinas.

A professora já adianta de cara: a Unicamp vai pedir Filosofia e Sociologia inserido em um contexto histórico, cultural e social atual – o que já é de se esperar, pois essa é uma das características mais marcantes do vestibular.

+ 5 atualidades que podem aparecer na Unicamp 2024

Continua após a publicidade

Confira abaixo outras dicas de como se preparar para a mudança nesta reta final!

Novas disciplinas na Unicamp de sempre

Para começar, vale lembrar que a inclusão de Filosofia e Sociologia pela Comvest não torna a prova mais difícil, ou diferente do que ela exigiu nos últimos anos. A Sociologia é uma ciência moderna, surgida no século 20, e que possui como base um pensamento científico e estruturado sobre as transformações sociais que moldaram nossas vidas atualmente. Já a Filosofia é a base para todo e qualquer conhecimento – os gregos antigos, por exemplo, quando criaram a Filosofia, estavam pensando o mundo sob uma ótica de curiosidade e questionamento.

+ Especial filosofia: os principais pensadores

Continua após a publicidade

E essas características se entrelaçam bem com o formato da Unicamp, não causando muito estranhamento ou mudança no perfil das questões. “A Unicamp continuará pedindo uma prova contextualizada, que o seu aluno entenda criticamente o mundo e, principalmente, que tenha um pensamento científico”, esclarece Marialba. “As disciplinas de filosofia e sociologia só vão contribuir ainda mais para a verificação desse aluno”, acrescenta.

Além disso, embora a prova apresente textos de apoio, ela espera que o candidato saiba articular os conceitos, aplicando-os a situações cotidianas. Quer um exemplo? A professora relembra o ano em que várias estátuas foram derrubadas e destruídas no Brasil como forma de protesto. O vestibular pediu, então, que os estudantes refletissem a respeito do significado dessas quedas. É uma possibilidade de inserir conceitos filosóficos e sociológicos.

Uma prova interdisciplinar

Outra particularidade marcante do vestibular da Unicamp é a sua interdisciplinaridade – o que, aliás, já fazia com que alguns assuntos das duas disciplinas fossem cobrados em conjunto com outras matérias. A professora acredita ser mais fácil a interdisciplinaridade entre Filosofia e História, e Sociologia e Geografia. Por isso, é importante saber conceitos e conteúdos com atualidades, para que o estudante consiga responder as questões com uma tranquilidade maior.

Continua após a publicidade

+ Saiba como identificar e resolver questões interdisciplinares

Quais conteúdos podem cair, e como

Pensando em todos os aspectos que tornam a prova da Unicamp única, Marialba elencou alguns conteúdos que podem ser cobrados no exame. Lembrando, mais uma vez, que é importante articular a teoria com o cotidiano e as atualidades.  

Filosofia

Continua após a publicidade

Filosofia Antiga: Sócrates, Platão e Aristóteles, principalmente na discussão de cidadania, o que é política e o que é ética;

Filosofia Moderna: o que é a ciência moderna, e quais suas as diferenças para os pensamentos dos períodos renascentistas e da Idade Média; o que é política para os pensadores modernos; a importância do pensamento de Maquiavel para a política; Contratualistas e como este pensamento pode influenciar a política contemporânea.

Sociologia

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Para Sociologia, mantenha em mente que a Unicamp prefere questões contextualizadas, e não apenas conceitos soltos. Para a professora, é mais provável que caiam questões culturais, antropológicas, e de diversidade.

Outro tema muito discutido atualmente, e que também é aposta de Marialba, são aqueles referentes ao mundo do trabalho. “O aluno pode se deparar com uma questão sobre essa diferença de divisão de trabalho, que talvez ele possa responder tanto com o seu aparato sociológico, quanto com o geográfico”, explica a professora.

E, claro, não se esqueça dos pensadores clássicos da Sociologia, como Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim.

Está se perguntando sobre como colocar isso em prática faltando menos de um mês para a prova? Não tem segredo: faça revisões. Se você tem aulas em cursinho, peça sugestões e questões para seus professores. Se você está estudando sozinho, a professora indica fazer uma linha do tempo para organizar esse conhecimento histórico de Filosofia e Sociologia, sempre resolvendo questões.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Unicamp 2024: como se preparar para as questões de Filosofia e Sociologia?
Universidades
Unicamp 2024: como se preparar para as questões de Filosofia e Sociologia?
Pela primeira vez, as duas disciplinas terão questões dedicadas a elas na prova. Confira as dicas de uma professora e prepare-se para a mudança!

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.