logo-ge

Websérie Como Estudar Fora: Alemanha

"Application", visto, idioma... conheça tudo sobre o país em que você sonha estudar

Como já anunciamos por aqui, o GUIA DO ESTUDANTE, em parceria com o Estudar Fora, um projeto da Fundação Estudar, quer te ajudar a realizar o sonho de estudar em um outro país! Por isso, lançamos a Websérie Como Estudar Fora, que vai ao ar uma vez a cada duas semanas e aborda um destino diferente a cada episódio.

No primeiro da série, sobre o Canadá, a representante do consulado geral canadense falou sobre a exigência de proficiência nos idiomas, a importância de um bom histórico escolar e como funciona a escolha da melhor universidade. Apesar de alguns pontos em comum, muita coisa também varia de acordo com o destino – principalmente quando se cruza o Atlântico e vai parar em outro continente. Dessa vez, é a representante do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico quem fala.

Para começo de conversa, saiba que não é possível pular do Ensino Médio brasileiro para uma universidade na Alemanha. Assim como alguns outros países, ela não aceita o nosso modelo de ensino, e por isso é necessário fazer uma preparação de um ano antes de entrar em qualquer instituição de Ensino Superior por lá. Mas, para fazer essa preparação (o Studienkolleg), você já precisa ter uma noção de qual área pretende seguir, já que são cursos preparatórios direcionados de acordo com as futuras graduações.

Pareceu difícil? Fique tranquilo. No episódio, você conhecerá todas etapas e requisitos dessa preparação, além dos passos seguintes até finalmente estar matriculado em uma universidade alemã!