Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

MC Fioti no Enem faz sentido; entenda

"Bum Bum Tam Tam" foi tema de uma das questões do exame deste domingo (17)

Por Luccas Diaz Atualizado em 8 mar 2021, 19h36 - Publicado em 18 jan 2021, 18h34

Cerca de 3 milhões de estudantes em todo o Brasil prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (17).  A prova abordou 45 questões de linguagens, outras 45 questões de ciências humanas, e a elaboração de uma redação.  O exame foi tido por professores e especialistas como equilibrado e com “uma boa diversidade de fontes e temas sociais permeando a prova toda”.

Este último ponto, inclusive, chamou a atenção dos estudantes. Questões envolvendo movimentos sociais, jogadores de futebol e letras de música bombaram de comentários nas redes sociais. Um desses casos é uma questão envolvendo o artista MC Fioti, autor do funk “Bum Bum Tam Tam“.  Veja 4 pontos para refletir sobre a escolha do funk no Enem.

++ Gabarito Enem 2020: veja o gabarito extraoficial da prova

++ Enem 2020: maior abstenção da história e “sucesso”, segundo ministro

1 – Inep “previu” qual seria o hino da vacina brasileira no Enem?

Diversos memes da internet associam o funk “Bum Bum Tam Tam” com a vacina contra a covid-19 produzida pelo Instituto Butantan junto com a empresa chinesa Sinovac. Porém, nas últimas semanas, a brincadeira atingiu outros patamares quando MC Fioti gravou um vídeo paródia no Instituto (acima).

Mas, calma, apesar da coincidência, o motivo  da música ter caído em uma questão do Enem não foi aproveitar a participação do MC Fioti no Instituto. As questões do Enem foram elaboradas no início de 2020.

2 – A música é o funk mais tocado do mundo

Lançada em dezembro de 2017,  “Bum Bum Tam Tam” teve sucesso estrondoso. A música rapidamente se espalhou pelo país e já no carnaval de 2018 foi uma dos funks mais tocadas nos blocos. Não demorou muito para o sucesso atravessar as fronteiras do Brasil e, em setembro do mesmo ano, “Bum Bum Tam Tam” entrou para a lista de vídeos do YouTube com mais de 1 bilhão de visualizações.

Continua após a publicidade

E detalhe: mais de metade das visualizações vêm do continente europeu e asiático. Neste último, a música ainda virou trilha sonora de desafios virais nas redes sociais. A canção ganhou um remix internacional do cantor colombiano J Balvin.

3 – MC Fioti ft. Bach

Johann Sebastian Bach
Johann Sebastian Bach compôs “Partitia em lá menor” na Alemanha, por volta de 1723. Wikimedia Commons/Reprodução

Um fato curioso sobre a canção de Fioti é que ela usa como base a famosa música Partita em Lá Menor do compositor alemão Johann Sebastian Bach. A mistura de uma música que simboliza a cultura popular brasileira moderna com uma música clássica faz de “Bum Bum Tam Tam” mais interessante.

Fioti já deixou claro que não sabia que a “flautinha” pertencia ao compositor alemão e que a escolha não foi intencional. Questões culturais já são figurinhas carimbadas do Enem e se enquadram no perfil cada vez mais interdisciplinar do exame. Na questão do Enem 2020, questionava-se justamente o que implica a relação, aparentemente, tão contrastante entre as duas músicas.

  • 4 – Apelo jovem

    Projeção em prédio com
    Projeção em prédio com “Bum Bum Tam Tam” homenageia a vacina do Instituto Butantan. Twitter/Reprodução

    As questões de atualidade estão sempre presentes no Enem. No entanto, a escolha por temas da cultura pop estão ficando mais comuns nos últimos anos. Analisar estigmas de consumo jovem atrai o público que realiza a prova. O estilo funk ainda sofre preconceitos de parte do público, por exemplo.

     

    A vacina Coronavac foi aprovada pela Anvisa no mesmo domingo (17) da prova do Enem e já será aplicada em profissionais da saúde nesta semana.

    O que você achou de “Bum Bum Tam Tam” ter inspirado uma questão no Enem? Comente nas redes sociais do GUIA

    Continua após a publicidade
    Publicidade