Quem é Greta Thunberg e por que ela costuma ser presa
A jovem sueca tira o sono de líderes mundiais descuidados com o meio ambiente e com questões humanitárias
A ativista ambiental sueca Greta Thunberg, 18 anos, está nos holofotes do mundo há um bom tempo. Eleita Pessoa do Ano pela revista Time em 2019, desde muito nova, ela bate de frente com os líderes mundiais. Desta vez, ela acaba de ser presa em Copenhague, Dinamarca, durante um protesto contra a Guerra em Gaza.
Quem é Greta Thunberg e por que ela incomoda?
Filha de uma cantora de ópera e um ator, Greta Thunberg nasceu em 2003. Ela foi diagnosticada com síndrome de Asperger, hoje considerada um transtorno do espectro do autismo. A síndrome é uma condição neurobiológica que afeta a sociabilidade e a comunicação do indivíduo, mas não interfere no desenvolvimento de linguagem ou raciocínio. A síndrome faz com que a pessoa tenha uma concentração profunda em um tema ou ideia específica.
Aos oito anos de idade, Greta passou a se interessar pelas mudanças climáticas do planeta e mudou comportamentos: parou de andar de avião, tornou-se vegana… até que, em agosto de 2018, aos 15 anos, chamou a atenção do mundo pela primeira vez.
Nas três semanas anteriores às eleições na Suécia, ela começou a sentar-se em frente ao parlamento sueco nos dias letivos de sua escola para protestar sobre a crise climática. O que começou como uma manifestação individual ganhou força e, em pouco tempo, seu movimento “Fridays For Future” ganhou adeptos ao redor do mundo.
Participação em eventos importantes
A partir de sua influência na luta contra a crise climática, Greta foi convidada a discursar em uma série de congressos globais, como a Conferência do Clima da ONU, o Fórum Econômico Mundial e debates no Parlamento Europeu.
Em setembro de 2019, chamou a atenção da imprensa mundial ao se recusar a viajar da Europa a Nova York de avião. Greta cruzou o Atlântico em um veleiro sem emissão de carbono. A viagem durou 13 dias. Ao chegar na metrópole americana, a ativista discursou para chefes de estado na Cúpula do Clima.
O discurso incisivo contou com frases que marcam a trajetória de Greta: “Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias … Nós estamos no início de uma extinção em massa, e tudo que vocês falam é sobre dinheiro e fantasias de crescimento econômico eterno. Como ousam?”
Aos 17 anos, venceu o Prêmio Gulbenkian para a Humanidade, que dá 1 milhão de euros para iniciativas inovadoras contra a mudança climática. Greta aplicou o valor na Fundação Thunberg, criada por ela mesma, para fortalecer projetos ao redor do mundo. A primeira doação de 100 mil euros foi destinada para a SOS Amazônia, organização brasileira que, entre outras atividades de preservação do meio ambiente, contribui no combate à Covid-19 na região.
Presença nas redes sociais
Um dos motivos para a popularidade de Greta Thunberg é sua familiaridade com a internet. Nascida na geração Z, ela usa suas contas nas redes sociais para chamar a atenção para temas como o aquecimento global e as queimadas na Amazônia:
”Deforestation of the Brazilian Amazon has surged above three football fields a minute, according to the latest government data, pushing the world’s biggest rainforest closer to a tipping point beyond which it cannot recover.” #EcologicalBreakdown https://t.co/YjOJpjJ1Fc
— Greta Thunberg (@GretaThunberg) July 26, 2019
Continua após a publicidade
“O desmatamento da Amazônia brasileira chegou a mais de três campos de futebol por minuto, de acordo com os últimos dados do governo, empurrando a maior floresta tropical do mundo para ainda mais perto de um limite, do qual não pode se recuperar. #CriseEcológica”
Mesmo muito criticada, Greta segue apontando erros dos mais diversos órgãos e líderes que considera responsáveis pela crise ambiental.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.