Assine com até 65% de desconto

Quer trabalhar com o Meio Ambiente? Saiba quais cursos prestar

Se você sonha em trabalhar perto da natureza, esses cursos são ótimas opções

Por Letícia Albuquerque Atualizado em 13 nov 2020, 15h15 - Publicado em 16 nov 2020, 06h00

Trabalhar com o Meio Ambiente envolve muito mais áreas do que você imagina. Além do trabalho direto em campo, em contato com a natureza, alguns cursos permitem acesso a pesquisa e trabalhos em contato com grandes empresas e ONGs. Conheça cursos de diferentes áreas que possibilitam trabalhar com o Meio Ambiente no Brasil.

Engenharias 

Engenharia Ambiental

O engenheiro ambiental é responsável por elaborar e implantar projetos para solucionar problemas ambientais urbanos e rurais. O curso de 5 anos prepara um profissional que trabalhará no desenvolvimento econômico sustentável da sociedades. Entre as disciplinas do curso estão Economia Ambiental, Poluição Ambiental, Recursos Energéticos e Planejamento Ambiental Urbano e Rural. Para atuar, o profissional precisa do registro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Engenharia Florestal

Já o engenheiro florestal atua com a implementação de técnicas sustentáveis e de conservação dos recursos florestais. Desde a recuperação de áreas degradadas assim como a fiscalização de indústrias que atuam nessas áreas. É importante ressaltar que esse profissional trabalha muito em campo, ou seja, grande parte dos empregos encontram-se em áreas afastadas dos centros urbanos. O curso dura, em média, 5 anos e envolve conhecimentos em matemática, física e química e biologia.

Engenharia Sanitária

Assim como os cursos anteriores, a Engenharia Sanitária também foca na resolução sustentável de questões ambientais. Porém, o foco é lidar com os recursos hídricos. O curso prepara o estudante para temas como a distribuição da água e o tratamento do esgoto urbano. As atuações mais comuns no mercado de trabalho são em laboratórios de pesquisa, em setores industriais e governamentais e, também, em empresas ligadas ao saneamento. O curso dura, em média, 5 anos e o registro do CREA é obrigatório. Vale lembrar que a área está em ascensão após a aprovação do novo Marco Legal do Saneamento Básico no Brasil, que prevê maior participação da iniciativa privada na área.

Biologia

Ciências Biológicas

O biólogo pesquisa a origem da vida, assim como sua evolução e o funcionamento de todos os organismos. Através de suas pesquisas, entendemos como a vida se organizou para estarmos todos aqui, hoje. O curso tem duração de 4 anos. Uma das atuações possíveis é na bioinformática, que desenvolve programas de computação para uso em pesquisas genéticas. Ou na taxonomia, responsável por identificar e classificar novas formas de vida. Mas existem muitas mais que envolvem atuar em órgãos públicos, ONGs ou em escolas.

Ecologia

Apesar de a Ecologia ser uma disciplina dentro das Ciência Biológicas, o curso dá mais ênfase a questões relacionadas à preservação dos ecossistemas. Durante 4 anos, o estudante aprende sobre os impactos ambientais, a legislação ecológica e os fundamentos da área.

Biotecnologia

A área une Biologia e tecnologia e prepara um profissional capaz desenvolver soluções inovadoras para problemas correlatos aos impactos ambientais. O curso também aborda as áreas de saúde, alimentícia e química, que também são possibilidades de atuação. Mas se sua intenção é trabalhar com a natureza, o biotécnico pode atuar em órgãos de controle, além de fazer pesquisas para a recuperação de solos e o aprimoramento da agricultura. O curso tem uma grande carga horária disciplinas biológicas, assim como Física, Matemática e Informática. A duração costuma ser de 4 anos.

Continua após a publicidade

Bioquímica

Diferente da Biotecnologia, essa área tem um enfoque maior em disciplinas de exatas e Química. O bioquímico é um profissional que conhece os processos dos organismos vivos e é capaz de manipulá-los para criar novas tecnologias. A atuação, depois do bacharelado, pode ser no desenvolvimento de produtos com menor impacto ambiental, além da pesquisa sobre novas fontes de energia.

Agropecuária

Agronomia

A agropecuária é responsável por grande parte do PIB brasileiro, especialmente com as exportações. Por isso, as áreas relacionadas ao seu desenvolvimento têm um mercado com muitas oportunidades. No caso da Agronomia, o curso de 5 anos pretende desenvolver profissionais responsáveis por uma economia produtiva sustentável. Ainda que o curso tenha uma grande carga horária de disciplinas voltadas a cálculo e estatísticas, o aluno deve estar preparado para aulas de Zoologia, Biologia e Botânica. A atuação do agrônomo vai desde a participação em grandes propriedades rurais até os ramos de exportação e importação.

Gestão Ambiental

A área é muito importante por formar profissionais responsáveis pela redução dos impactos do homem na natureza. Nesse curso, o estudante vai aprender a pensar soluções e estratégias para que os poderes público e privado façam uso consciente dos recursos naturais. O curso tem duração de 4 anos e o mercado de trabalho é amplo. A atuação pode acontecer em ONGs, em órgãos públicos e no setor privado, seja em consultorias de projetos de preservação ambiental ou fazendo e cooperativas.

Água

Oceanografia

Também conhecida como Oceanologia, essa área é responsável pela investigação das características de mares, oceanos, rios, lagos e zonas costeiras. Entre os objetivos desse profissional estão o mapeamento do fundo dos oceanos e a recuperação de recursos hídricos degradados. Além de analisar e interpretar as condições dos ambientes aquáticos e analisar a composição das águas, o oceanógrafo também é responsável por desenvolver técnicas conscientes de exploração do recursos naturais e minerais dos mares. O curso tem duração de 5 anos e você deve estar preparado para disciplinas envolvendo Matemática, Biologia e Geografia, assim como Cartografia e Meteorologia.

Ciência e Tecnologia das Águas

Esse bacharelado interdisciplinar tem enfoque na utilização sustentável dos recursos aquáticos e na aquicultura (produção de organismos aquáticos). O curso é oferecido pela Universidade Federal do Oeste do Pará e na Universidade Federal de São Paulo. O curso, que tem duração de 3 anos, deve ser complementado com a sequência em outro bacharelado em uma área de atuação correlata. Entre os objetivos estão o entendimento sobre o papel das novas tecnologias na sociedade e o aprimoramento das mesmas em relação aos recursos hídricos.

Animais

Medicina Veterinária

O Veterinário não é só o profissional que trata doenças em animais. Ele também pode atuar na área de pesquisa para tratar de doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos, assim como na produção de medicamentos de uso veterinário. O bacharelado dura 5 anos e tem uma grande carga horária de Biologia. A participação em práticas em laboratórios e hospitais veterinários é obrigatória. Mas esse profissional não precisa atuar somente com animais domésticos. Um grande mercado na área veterinária atende a agroindústria e o tratamento de animais exóticos ou resgatados.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.

 

Continua após a publicidade
Publicidade