Clique e assine GE Play por R$16,90

Sherlock Holmes existiu?

Depois do novo sucesso do personagem vivido por Henry Cavill na série 'Enola Holmes' da Netflix, a galera descobriu no Twitter segredos de Sherlock Holmes

Por Luccas Diaz - Atualizado em 29 set 2020, 14h20 - Publicado em 29 set 2020, 12h53

Como assim o Sherlock Holmes não existe? O Twitter teve uma manhã agitada nesta terça (29) com os usuários “descobrindo” que Holmes é um personagem de ficção da literatura britânica, criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle, em 1887.

Ao longo de 40 anos, Arthur Conan Doyle escreveu mais de 50 contos e 4 romances sobre o personagem, e suas aventuras já foram adaptadas para o cinema e para televisão tantas vezes que Sherlock Holmes é considerado o personagem fictício mais adaptado da história. Há, inclusive, várias teorias sobre a existência de um Sherlock Holmes na vida real. A mais comentada (inclusive citada por usuários no Twitter) é que o personagem foi baseado no Dr. Joseph Bell, cirurgião e professor de Conan Doyle na Universidade de Edimburgo.

Um dos motivos pelo novo interesse no Twitter no detetive mais famoso da cultura pop é o filme sobre a sua irmã mais nova ‘Enola Holmes‘, da Netflix.  Na série, o personagem é vivido por Henry Cavill, ator também conhecido por interpretar o mais recente Superman no cinema.

Twitter/Reprodução

A “descoberta” do clássico personagem colocou Sherlock Holmes entre os assuntos mais comentados.

Twitter/Reprodução

Mas como brasileiro não perde a piada e a oportunidade, a galera no Twitter aproveitou para debater quais dos cerca de 50 atores que já deram vida ao detetive foram os melhores Sherlock Holmes nas telas e telonas. As interpretações mais conhecidas do público são a de Robert Downey Jr. na franquia do diretor Guy Ritchie (que ganhará um terceiro longa em 2021), do ator Basil Rathbone, que interpretou o personagem nos cinemas nada menos que 14 vezes, e ainda a de Ian McKellen, que recentemente trouxe um Sherlock mais velho em Sr. Holmes (2015). Veja abaixo a lista dos mais recentes (afinal, o detetive já pintou em séries e filmes algumas dezenas de vezes!):

Sherlock Holmes de Henry Cavill

Twitter/Reprodução

O Holmes de Cavill é uma versão menos heroica e mais humanizada do personagem. As artimanhas de sua irmã chamam a atenção do detetive e ele precisa decidir como ser mais presente na vida de Enola.

Continua após a publicidade

++ 9 livros que inspiraram séries famosas 

++ Conto inédito de Sherlock Holmes é encontrado em sótão depois de 111 anos; texto está disponível online

 

Sherlock Holmes de Robert Downey Jr.

Twitter/Reprodução

Mais do que semelhanças com o Sherlock Holmes de Conan Doyle, o Holmes de Robert Downey Jr. é uma versão bem humorada e pensada para os filmes de ação. A química entre Downey e Jude Law (Dr. Watson) rende bons momentos ao lado de um balde de pipoca.

Sherlock Holmes de Benedict Cumberbatch

Twitter/Reprodução

Há muitas séries de TV sobre Sherlock. Uma das mais recentes é do canal britânico BBC e se tornou a porta de entrada da nova geração para as aventuras do detetive. O ator Benedict Cumberbatch interpretou Holmes e Martin Freeman fez o seu parceiro de investigação, o Dr. Watson. A produção, que se passa nos dias atuais, foi ao ar entre 2010 e 2017 e teve 4 temporadas. A adaptação mistura elementos clássicos dos livros com toques modernos e apresenta um Sherlock autoproclamado como um sociopata. Disponível na Netflix

Sherlock Holmes na cultura pop

Twitter/Reprodução

As histórias de Holmes se tornaram mundialmente conhecidas pelas técnicas nada convencionais de dedução e observação do detetive que, ao lado do seu fiel companheiro Dr. Watson, desmascara os criminosos das ruas de Londres. Na cultura pop percebemos a influência da literatura do Conan Doyle e o seu universo de investigação em diversas frentes: quadrinhos, livros, séries e filmes. Personagens como Batman, Dr. House e James Bond têm em comum o legado do detetive Holmes.

Editado por Alexandre de Melo*

Continua após a publicidade
Publicidade