Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Varíola dos macacos preocupa OMS e outras atualidades da semana

O GUIA DO ESTUDANTE selecionou 5 notícias relevantes do Brasil e do mundo nesta semana

Por Karolina Monte 29 jul 2022, 09h39

Uma das principais dicas para se dar bem no vestibular é ficar atento ao noticiário. As famosas atualidades aparecem como pano de fundo em questões da prova e podem também ser úteis na hora de redigir a redação. Acompanhá-las é importante tanto para os estudos quanto para o próprio exercício da cidadania.

Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE lança, todas as sextas-feiras, um resumo de cinco acontecimentos relevantes da semana. Confira abaixo!

1 – OMS decreta estado de emergência por varíola dos macacos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou estado de emergência no último sábado (23) por conta do avanço da varíola dos macacos no mundo.

A líder técnica da organização no combate à doença, Rosamund Lewis, também declarou que a situação no Brasil com relação à doença é “muito preocupante”. Ela ecomendou que autoridades brasileiras se atentem às recomendações da OMS e tomem as medidas adequadas para conter a doença.

De acordo com dados do Ministério da Saúde e da própria OMS, o Brasil está entre os 10 países com maior número de casos registrados. Há também a possibilidade de subnotificação.

Neste texto do GUIA DO ESTUDANTE, você pode conferir tudo sobre a varíola dos macacos.

2 – Faculdade de Direito da USP lança nova “Carta aos Brasileiros” em defesa da democracia

Banqueiros, empresários, juristas e membros da sociedade civil assinam um manifesto pela democracia lançado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). O documento, disponível online, reitera a confiança no processo eleitoral e nas urnas eletrônicas, além da defesa da democracia.

Entre as mais de 73.000 assinaturas coletadas pelo documento estão os nomes de Armínio Fraga, economista e ex-presidente do Banco Central, Cláudio Haddad, ex-presidente do Insper, Cândido Botelho Bracher, ex-presidente do Itaú, Guilherme Leal, co-presidente da Natura e Natália Dias, chefe executiva do Standard Bank. Artistas e ex-ministros do Supremo Tribunal Federal também assinaram.

Neste texto do GUIA DO ESTUDANTE explicamos o que foi a carta aos brasileiros, lançada em 1977 e que serviu de inspiração para o manifesto divulgado nesta semana.

3 – Danilo Dupas deixa a presidência do Inep a menos de quatro meses do Enem

O ministro da educação, Victor Godoy, anunciou nesta quarta-feira (27) que Danilo Dupas deixa o cargo de presidente do Inep (Instituto de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), órgão responsável pela organização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Quem assumirá seu lugar a partir de 1º de agosto é Carlos Moreno, servidor de carreira do Inep há 37 anos e mestre em Estatística pela UnB (Universidade de Brasília). A troca no cargo mais importante da autarquia acontece há menos de quatro meses da aplicação do Enem, marcado para os dias 13 e 20 de novembro.

Continua após a publicidade

Acesse esse texto do GUIA DO ESTUDANTE para saber mais sobre a saída de Danilo Dupas do Inep.

4 – MPF acusa Funai de fazer relatórios ilegais contra servidores

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou Marcelo Augusto Xavier da Silva, presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), de produzir relatórios ilegais contra seus servidores, com o objetivo perseguir e fazer falsas acusações.

Segundo a denúncia do MPF,  Xavier sabia da inocência dos servidores e, mesmo sem qualquer evidência de atos ilegais realizados pelos nove acusados, que agiam em defesa de terras indígenas, produziu os relatórios com falsos crimes, como manipulação de informações para retardar o licenciamento das terras Waimiri-Atroari, além de tráfico de influência e prevaricação.

O relatório foi elaborado em novembro de 2020 e na denúncia, o MPF relata que “o documento trazia todo tipo de ilações contra servidores da Funai e outras pessoas relacionadas com os direitos indígenas”.

Neste texto do GUIA DO ESTUDANTE, você pode entender a história da Funai, de sua criação até o governo Bolsonaro.

5 – Inscrições para o Prouni começam na próxima segunda-feira, 1º de agosto

O edital da segunda edição de 2022 do Prouni (Programa Universidade para Todos), divulgado nesta quinta-feira (28), confirmou que as inscrições para o programa começam na próxima segunda (1º). Os candidatos terão até o dia 4 para se inscreverem e concorrerem a bolsas de estudo em faculdades particulares.

As mudanças sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro em maio deste ano já estarão valendo para esta edição, e estudantes que vieram de escolas particulares sem bolsa também poderão concorrer.

Acesse esse texto do GUIA DO ESTUDANTE para saber mais informações sobre a segunda edição de 2022 do Prouni.

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade