Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Estude melhor

Por Susane Ribeiro
Continua após publicidade

O método de estudos para quem quer (quase) gabaritar humanas no Enem

O "Método da Maratona" tem apenas três passos e pode ser seu aliado para conseguir uma nota excelente em Ciências Humanas no próximo Enem

Por Susane Ribeiro
26 fev 2024, 18h32

Se você acha que só dá para tirar um notão em Matemática no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), esse método de estudos vai te provar que em Ciências Humanas também é possível. A verdade é que humanas pode ser sua melhor área, com as notas mais altas, porque engloba matérias que, com pouco tempo de estudo, você consegue quase gabaritar.

O Método da Maratona foi criado especialmente para ser usado em Ciências Humanas – exceto Geografia física, que estuda vegetação, relevo e clima, onde é necessário fazer as questões práticas para se aprofundar.

Pelo nome, você deve estar se perguntando se é isso mesmo que entendeu, e sim, esta metodologia consiste em maratonar o conteúdo como faria com aquela sua série favorita no streaming, mas de um jeito estratégico e organizado! Neste texto, te mostro como ir de 0 a 40 acertos em Ciências Humanas no Enem com o Método da Maratona em apenas três passos.

 

+ Estudo passivo ou estudo ativo: entenda quando usar cada método

Passo 1: Trocar o streaming pela videoaula

A ideia é assistir aulas em momentos em que você não estudaria. Enquanto estiver lavando a louça, por exemplo, ou então até no banho se tiver um local adequado para deixar o celular. Também dá para ver as aulas no trajeto de casa para escola e vice-versa. Um ponto importante é que precisam ser assuntos interessantes e divertidos, para parecer que não é estudo e você não se sentir sobrecarregado. 

Nesse momento, nada de fazer listas ou interromper o conteúdo para pesquisar sobre o assunto! A ideia é pegar o tema geral da aula, apenas ouvindo o que está sendo apresentado. Na disciplina de História, por exemplo, você precisa absorver mais ou menos o que aconteceu em cada período, sem grandes detalhes como nomes ou datas. 

O Método da Maratona é como se fosse um quebra-cabeça, e neste momento você está montando as bordas dele. Esta parte da técnica é essencial para entender enunciados e alternativas quando começar a fazer provas, que é o próximo passo. 

Continua após a publicidade

+ 7 ótimas técnicas de estudo para qualquer prova

Passo 2: Fazer provas antigas para descobrir seus pontos fracos

Não existe maratona sem fazer um montão de provas, porque é aqui que o aprendizado vai acontecer de verdade. Mas nada de bagunça: é preciso organizar as provas por ano e por banca.

Primeiro, selecione as bancas, ou seja, os vestibulares, que vai fazer. Pode ser das mais fáceis para as mais difíceis, como por exemplo:

Depois, é só seguir os anos cronologicamente – começando por 2012, depois 2013, 2014 e assim por diante.

Continua após a publicidade

A ideia de fazer este pacote de provas é te ajudar a preencher as lacunas que ficaram da maratona de videoaulas. É super esperado que você não saiba tudo só assistindo o conteúdo e, o que vai te mostrar com certeza o que falta aprender, são as provas. Além disso, ao fazer muitas questões em vez de assistir muitas aulas, vai aprender a ler e resolver a questão de maneira rápida, o que é mega importante no Enem. 

Nesta parte do método, além de fazer as provas por ano e por banca, você também pode intercalar entre os vestibulares mais difíceis e os mais fáceis para comparar seus resultados. Às vezes, pode quase gabaritar uma prova mais fácil, mas segue errando muito em uma prova mais difícil. 

Sabe aquele quebra-cabeça que falamos antes? Agora ele está quase pronto! Vamos para a última etapa.

+ Dicas de estudo (não óbvias) para o Enem

Continua após a publicidade

Passo 3: Revisar e corrigir seus erros para ir mais longe

Pois é, não adianta só fazer as provas. É preciso, a cada erro, voltar no assunto para aprender de verdade. Primeiro leia a resolução, mas caso não seja suficiente retome a aula sobre aquele tópico. Não tem problema rever o vídeo, ler um resumo na internet e até perguntar pro ChatGPT – com o cuidado de revisar a resposta. 

Estudar de maneira profunda vai impedir que seja criada uma lacuna no seu aprendizado, e é justamente isso que vai te fazer gabaritar a prova do Enem ou outro vestibular. Preencher as lacunas faz com que você não esqueça o assunto estudado.

Quando você segue o processo de estudo tradicional, onde assiste as aulas em ordem, é possível que lá na frente tenha muito mais matéria para revisar porque acumulou conteúdo que não domina.

+ O cientista que inventou uma técnica para aprender qualquer coisa

Continua após a publicidade

Sugestão de cronograma de estudos

Por fim, a ideia da maratona é que ela não seja muito longa. Você não vai passar dois meses assistindo aula. Serão três semanas ou um mês, no máximo, para cada matéria.

Tire três semanas para maratonar videoaulas de uma disciplina. Quando terminarem as três semanas, comece a realizar as provas por ano e por banca deste conteúdo, enquanto começa a maratonar a próxima matéria. Ao finalizar todas as provas da primeira disciplina, revise o conteúdo onde enxergou maior dificuldade de aprendizado. Por fim, revise o conteúdo da primeira matéria enquanto inicia as provas da segunda e assim por diante.

arte canva calendário cronograma de estudos método da maratona para vestibulares
Sugestão de cronograma de estudos utilizando o Método da Maratona (Guia do Estudante/Canva/Reprodução)

Que tal colocar o Método da Maratona em prática e gabaritar seu próximo vestibular?

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Susane Ribeiro foi aprovada em engenharia aeronáutica no ITA, em medicina na USP e na Unicamp e criou o Método Sniper de Questões. Ela tem um canal no YouTube onde dá dicas para estudar melhor e manter a motivação.

Publicidade
O método de estudos para quem quer (quase) gabaritar humanas no Enem
Estudo
O método de estudos para quem quer (quase) gabaritar humanas no Enem
O "Método da Maratona" tem apenas três passos e pode ser seu aliado para conseguir uma nota excelente em Ciências Humanas no próximo Enem

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.