Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Plano de estudos de Português – 4 meses

A professora de Língua Portuguesa do Poliedro Lívia Barão Freire Vieira montou um plano de estudos de quatro meses com os temas principais da matéria. Os conteúdos são divididos por semana, e em cada uma delas, tem a indicação de uma videoaula do Curso Enem Guia do Estudante, além de resumos sobre os temas. É um ótimo jeito de criar uma rotina e saber quais assuntos merecem mais sua atenção. Confira!

Semana 1 – Funções da Linguagem

O que mais cai: Função referencial, denotativa, emotiva, conotativa e metalinguística;

Estilo de questão: Questões com texto-base. Pode-se pedir a função de linguagem de um texto de forma direta (com a função mencionada nas alternativas) ou indireta, pedindo que se identifique o recurso de linguagem que produz determinada função;

Estratégia de prova: Identificar o gênero textual da questão e sua finalidade e posteriormente identificar a função da linguagem presente no texto.

Confira a videoaula sobre funções da linguagem

Confira também um resumo sobre o tema 

Semana 2 – Figuras de linguagem

O que mais cai: Comparação, metáfora, antítese, elipse, ironia e metonímia. Podem também aparecer questões sobre polissemia, ambiguidade e gradação;

Estilo de questão: Questões com texto-base. Pode-se pedir a figura de linguagem presente em um texto de forma direta (com a função mencionada nas alternativas) ou indireta, pedindo que se identifique o recurso de linguagem que caracteriza determinada figura;

Estratégia de prova: Identificar a figura de linguagem pedida no enunciado no texto ou analisar o trecho destacado e verificar qual a figura de linguagem predominante ali.

Confira a videoaula sobre figuras de linguagem

Confira também um resumo sobre o tema

Semana 3 – Coesão textual

O que mais cai: Coesão referencial e sequencial. Conjunções e como elas são usadas para construir sentido;

Estilo de questão: Questões com texto-base. Pode-se pedir para identificar o tipo de recurso coesivo (condicional, adversativo, etc.) ou o sentido que determinado recurso produz no texto.

Estratégia de prova: Relacionar o recurso coesivo ao sentido que ele produz no texto.

Confira a videoaula sobre coesão textual

Semana 4 – Gêneros textuais

O que mais cai: Função e finalidade de gêneros textuais;

Estilo de questão: Questões com texto-base. Pode-se pedir para identificar qual o gênero do texto, sua finalidade, qual recurso linguístico ou função linguística são usados para atingir essa finalidade ou relacionar os elementos que o constituem;

Estratégia de prova: Identificar o gênero textual a partir dos elementos que o constituem.

Confira a videoaula sobre gêneros textuais

Semana 5 – Tipos de gêneros de texto

O que mais cai: Textos jornalísticos (artigos de opinião e notícias), textos literários (prosa e poesia), textos científicos, textos publicitários, charges e quadrinhos, músicas, crônicas;

Estilo de questão: Questões com texto-base. Pode-se pedir para identificar qual o gênero do texto, sua finalidade, qual recurso linguístico ou função linguística são usados para atingir essa finalidade ou relacionar os elementos que o constituem;

Estratégia de prova: Identificar o gênero textual a partir dos elementos que o constituem.

Confira a videoaula sobre os tipos de gêneros de texto

Confira também o resumo sobre o tema

Semana 6 – Linguagem não-verbal

O que mais cai: Figuras e imagens (anúncios publicitários sobretudo);

Estilo de questão: Questões com texto verbal e não verbal. Pede-se para identificar a relação entre esses dois textos, que efeito produzem ou sua finalidade;

Estratégia de prova: Analisar texto verbal e não verbal em conjunto e identificar como o texto não verbal contribui para o sentido do texto verbal.

Confira a videoaula sobre linguagem não-verbal

Confira também o resumo sobre o tema

Semana 7 – Linguagem das artes visuais

O que mais cai: Escultura, pintura e fotografia;

Estilo de questão: Questões com texto e imagem. Geralmente são questões interdisciplinares com história ou Artes;

Estratégia de prova: Identificar o período histórico da escultura, pintura, etc. Analisar o contexto histórico junto ao texto que acompanha a imagem.

Confira a videoaula sobre linguagem das artes visuais

Confira também o resumo sobre o tema

Semana 8 – Linguagem das canções populares

O que mais cai: Canções populares brasileiras do século XX e XXI

Estilo de questão: Questões com trechos de canções populares ou na íntegra. Pode-se pedir para identificar o recurso de linguagem responsável pela temática da canção ou ainda identificar o(s) trecho(s) responsáveis por alguma temática trazida pelo enunciado;

Estratégia de prova: Identificar os elementos que constituem o texto (compositor, contexto histórico) e o próprio conteúdo do texto enquanto manifestação artística.

Confira a videoaula sobre linguagem das canções populares

Semana 9 – Leitura de gráficos e infográficos

O que mais cai: Gráficos de barra, de pizza e infográficos com porcentagens;

Estilo de questão: Questões com gráficos e infográficos em que se pede a interpretação dos dados trazidos;

Estratégia de prova: Analisar as informações trazidas pelo gráfico ou infográfico. Prestar atenção nos elementos que mais se destacam visualmente.

Confira a videoaula sobre leitura de gráficos e infográficos

Semana 10 – Textos de comunicação e informação

O que mais cai: funções da linguagem, registro formal e informal da língua, variação linguística, relação entre texto verbal e não-verbal;

Estratégia de prova: São questões que podem ter enunciados vários. Prestar muita atenção no comando da pergunta.

Confira a videoaula sobre textos de comunicação e informação

Semana 11 – Linguagem e internet

O que mais cai: Diversidade de gêneros textuais e registros na internet (formal/informal; oral/escrito); novas possibilidades linguísticas, relação entre elementos visuais e verbais; postagens e memes

Estilo de questão: Questões com texto-base. O texto pode ser retirado da internet ou com essa temática. Pode-se pedir para identificar a influência da internet na linguagem ou ainda, trazer termos advindos desse universo no texto-base;

Estratégia de prova: Essas questões podem ser de diferentes temáticas. Pode-se pedir variantes linguísticas, funções da linguagem, linguagem não verbal, etc. Ler o enunciado e ter atenção em especial ao comando da pergunta.

Confira a videoaula sobre linguagem e internet

Semana 12 – Variações linguísticas

O que mais cai: Variante regional, histórica, social e estilística;

Estilo de questão: Questões com texto-base. Pode-se pedir para identificar os elementos do texto que caracterizam uma determinada variante linguística ou ainda, destacar trechos do texto e pedir características de determinada variante;

Estratégia de prova: Ler o texto e identificar seu contexto sócio-histórico. Identificar os elementos que podem caracterizar uma variante linguística.

Confira a videoaula sobre variações linguísticas

Semana 13 – Intertextualidade

O que mais cai: Intertextualidade pela forma ou pelo conteúdo;

Estilo de questão: Questões com um ou mais textos-base. Pode-se pedir para identificar os elementos ou recursos que conferem a intertextualidade. Pode-se ainda pedir a identificação desse recurso em um ou mais textos;

Estratégia de prova: Ler os textos-base e identificar os elementos ‘em comum’ entre eles (repetição de um trecho, citação, etc).

Confira a videoaula sobre intertextualidade

Confira também um o resumo sobre o tema

Semana 14 – 10 erros gramaticais mais comuns

O que mais cai: Concordância e pontuação;

Estilo de questão: Questão com texto-base. Em ‘pontuação’, geralmente pede-se para identificar como a pontuação ou a ausência dela contribuem para o sentido do texto;

Estratégia de prova: Identificar a função de uma pontuação no texto e como ela ajuda a produzir sentido, e qual sentido é esse.

Confira a videoaula sobre os 10 erros gramaticais mais comuns

Semana 15 – Como decifrar os textos do Enem

O que mais cai: Identificar pressupostos e subentendidos;

Estilo de questão: Questões com texto-base em que verifica a capacidade de inferência do aluno;

Estratégia de prova: Analisar o comando e as alternativas com cuidado. Evitar usar o ‘senso comum’ e fazer inferências somente com as informações presentes no texto.

Confira a videoaula sobre como decifrar os textos do Enem

Confira também o resumo sobre o tema

Semana 16 – Interpretação: questões típicas do Enem

O que mais cai: Resolução de questões.

Confira a videoaula sobre as questões típicas do Enem

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.

 

Plano de estudos de Português – 4 meses
Estudo
Plano de estudos de Português – 4 meses
A professora de Língua Portuguesa do Poliedro Lívia Barão Freire Vieira montou um plano de estudos de quatro meses com os temas principais da matéria. Os conteúdos são divididos por semana, e em cada uma delas, tem a indicação de uma videoaula do Curso Enem Guia do Estudante, além de resumos sobre os temas. É […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.