Plano de estudos de Física – 3 meses
O professor de Física do Poliedro Henrique Katsuhiro Fugimoto montou um plano de estudos de três meses com os temas principais da matéria. Os conteúdos são divididos por semana, e em cada uma delas, tem a indicação de uma videoaula do Curso Enem Guia do Estudante, além de resumos sobre os temas. É um ótimo jeito de criar uma rotina e saber quais assuntos merecem mais sua atenção. Confira!
Semanas 1 e 2 – Conceitos básicos de cinemática/Movimento uniforme e uniformemente variado
O que mais cai: Movimento retilíneo uniformemente variado; Movimentos que possuem trechos em MRU e trechos em MRUV; Gráficos;
Estilo de questão: Previsão de gráficos; Movimentos mistos (movimentos em que uma parte do tempo é acelerado e outra parte é uniforme ou retardado); Muita contextualização com trânsito; O trabalho algébrico costuma ser mais complicado;
Estratégia de prova: Procurar por palavras chaves, tais como “objeto parte do repouso” -> logo a velocidade inicial é nula; Identificar se o movimento é uniforme ou uniformemente variado (possui aceleração?); Cuidado especial às unidades (usual e sistema internacional); Observar quais unidades dos eixos dos gráficos (o gráfico é da posição, velocidade ou aceleração?); Em questões de MUV com gráfico, observar que a aceleração irá determinar a concavidade da parábola.
Confira a videoaula sobre conceitos básicos de cinemática
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 3 – Leis de Newton
O que mais cai: Corpos em equilíbrio (força resultante nula), aplicação da 1ª e 3ª leis no dia a dia; Força de atrito;
Estilo de questão: Noções físicas que são aplicadas erroneamente no dia a dia;
Estratégia de prova: Atenção especial para questões teóricas envolvendo a 1ª e a 3ª leis de Newton; Em questões de bloquinhos, fazer o diagrama de corpos livros e sempre decompor os vetores na direção da trajetória e perpendicular à trajetória; A segunda lei só trata da aceleração. Sendo assim, tome cuidado para não tirar conclusões olhando apenas para o sentido da velocidade da partícula.
Confira a videoaula sobre Leis de Newton
Confira o resumo sobre 1ª e a 3ª leis de Newton
Veja também o resumo sobre a 2ª lei de Newton
Semana 4 – Hidrostática
O que mais cai: Teorema de Stévin; Teorema de Pascal; Teorema de Arquimedes; Definição de densidade; Definição de pressão;
Estilo de questão: Questões de resolução diretas. Frequentemente os problemas são contextualizados em situações do dia a dia;
Estratégia de prova: Cuidado especial às grandezas. Frequentemente a densidade e as dimensões dos corpos são dadas for a do Sistema Internacional; Quando o enunciado oferecer um valor de pressão, perceber se está tratando de uma pressão absoluta ou manométrica.
Confira a videoaula sobre hidrostática
Semanas 5 e 6 – Eletrodinâmica
O que mais cai: Efeito Joule; Tensão e potência nominal, uso de aparelhos (como lâmpada) fora da situação nominal. Por exemplo: uma lâmpada de 220 V sendo usada em 110 V;
Estilo de questão: Conversão de potência para consumo total em um mês e obtenção da conta final; Frequentemente possui mais informações do que o necessário para resolver o problema. Cabe ao candidato filtrar as informações pertinentes para responder o comando da questão;
Estratégia de prova: Se pedirem o consumo de energia, verificar as unidades cobradas. Frequentemente no consumo de energia elétrica, a energia é dada em kW.h; Quando fornecido um objeto e sua potência e tensão nominal, obter sua resistência. A resistência é a única que não varia em tensões fora da nominal.
Confira a videoaula sobre eletrodinâmica
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 7 – Consumo, transformação de energia e potência
O que mais cai: Tipos de energia (química, potencial gravitacional, eólica, solar, etc); Transformação de energia (solar em elétrica; solar em cinética; potencial gravitacional em elétrica);
Estilo de questão: Questões com textos longos que contextualizam transformações de energia. Frequentemente associado a uma eficiência inferior a 100%;
Estratégia de prova: Atenção especial ao rendimento (ou eficiência). É comum o Enem explicitar que nem toda energia é aproveitada. Cuidado com as unidades do Sistema Internacional. Muito comum surgir valores fora do S.I. (MW, g, toneladas, kJ, km/h, entre outros).
Confira a videoaula sobre consumo, transformação de energia e potência
Semanas 8 e 9 – Calorimetria
O que mais cai: Calor sensível; Sistemas termicamente isolados; Sistemas com fontes de calor;
Estilo de questão: Associação do calor sensível com a energia fornecida por efeito joule (eletrodinâmica II); Questões teóricas: calor propaga espontaneamente do meio mais quente para o meio mais frio (frio “não entra” pela janela);
Estratégia de prova: Atenção à unidade. É comum o uso de calorias nesta matéria que não é Sistema Internacional. Quando se trabalha equações com potência em watts, é necessário que a energia seja trabalhada em joule (SI); Verificar se o sistema é adiabático (não há perdas ou ganhos de energia); Verificar se há calor latente envolvido (mudança de fase); Em questões com fonte de calor, verificar se todo o calor produzido pela fonte é absorvido pelo material aquecido (eficiência de 100%?).
Confira a videoaula sobre calorimetria
Confira também o resumo sobre o tema
Semanas 10 e 11 – Ondulatória
O que mais cai: Ondas eletromagnéticas (infravermelho, faixa do visível e ultravioleta) e seus respectivos efeitos; A onda é caracterizada/identificada pela sua frequência Identificação dos elementos de uma onda (amplitude, frequência e comprimento de onda); Equação Fundamental da Ondulatória;
Estilo de questão: Questões que associam a percepção das cores; Obtenção de dados importantes em gráficos, tais como comprimento de onda e frequência; Questões envolvendo conceito de amplitude e frequência; Questões envolvendo o fato da velocidade de propagação ser constante em um dado meio;
Estratégia de prova: Em questões que envolvem percepção de cores, o vestibular oferece no próprio texto as informações necessárias para chegar a resposta. Leia atentamente o enunciado; Ponderar duas vezes em questões que possuem “amplitude” e “frequência” na resposta. Frequentemente os alunos confundem a percepção acústica de cada propriedade do som.
Confira a videoaula sobre ondulatória
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 12 – Revisão
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.