Plano de estudos de Química – 3 meses

O professor de Química do Poliedro Johann Augusto Yamamoto de Souza montou um plano de estudos de três meses com os temas principais da matéria. Os conteúdos são divididos por semana, e em cada uma delas, tem a indicação de uma videoaula do Curso Enem Guia do Estudante, além de resumos sobre os temas. É um ótimo jeito de criar uma rotina e saber quais assuntos merecem mais sua atenção. Confira!
Semana 1 – Ligações químicas
O que mais cai: Ligações iônicas, covalentes e metálicas;
Estilo de questão: Questões contendo descrições ou a fórmula estrutural da molécula, de forma contextualizada;
Estratégia de prova: Analisar quais átomos estão presentes e relacionar com as suas tendências de formar ligações químicas.
Confira a videoaula sobre ligações químicas
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 2 – Reações químicas
O que mais cai: Reações envolvendo reagentes do cotidiano;
Estilo de questão: Questões com textos sobre reações do cotidiano;
Estratégia de prova: Analisar com calma qual é a mudança que está acontecendo na reação e classificá-la de acordo.
Confira a videoaula sobre reações químicas
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 3 – Cálculos estequiométricos
O que mais cai: Cálculo estequiométrico envolvendo massa e quantidade de matéria;
Estilo de questão: Questões longas que já fornecem a reação pronta e em seus cálculos também envolvem pureza e rendimento;
Estratégia de prova: Analisar quais são os dados fornecidos no enunciado e usar as transformações de unidade com a quantidade de matéria (mol) e a reação como referência.
Confira a videoaula sobre cálculo estequiométrico
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 4 – Substâncias inorgânicas
O que mais cai: Funções inorgânicas de substâncias do cotidiano;
Estilo de questão: Questões curtas e contextualizadas abordando situações do cotidiano que requerem um conhecimento químico para seu entendimento;
Estratégia de prova: Analisar a que função inorgânica as moléculas fornecidas pelo enunciado pertencem e selecionar a que melhor se encaixa.
Confira a videoaula sobre substâncias inorgânicas
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 5 – Compostos orgânicos
O que mais cai: Nomenclatura, fórmulas estruturais, moleculares e em bastão;
Estilo de questão: Enunciado fornece uma descrição da molécula e pergunta qual molécula das alternativas se encaixa ou fornece uma molécula e pede sua classificação;
Estratégia de prova: Destacar as características importantes fornecidas no enunciado e analisar quais alternativas se encaixam.
Confira a videoaula sobre compostos orgânicos
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 6 – Termoquímica
O que mais cai: Reações envolvendo variação de entalpia;
Estilo de questão: Questões curtas e contextualizadas contendo reações que envolvem troca de calor com o meio externo;
Estratégia de prova: Leia o comando, determine se a questão envolve Lei de Hess, energia de ligação, entalpia de formação ou de combustão, monte o que é pedido.
Confira a videoaula sobre termoquímica
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 7 – Energia nuclear e radioatividade
O que mais cai: Classificação das reações, decaimentos radioativos e meia-vida;
Estilo de questão: Questões contextualizadas sobre classificação de reações nucleares, identificação de partículas radioativas ou meia-vida;
Estratégia de prova: Identifique o comando, se necessário monte as reações com os números de massa e atômicos balanceados e identifique o tipo de reação. Se for um exercício de meia vida, tentar localizar no enunciado o tempo de meia-vida, o número de períodos e a variação do tempo.
Confira a videoaula sobre energia nuclear e radioatividade
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 8 – Forças intermoleculares
O que mais cai: Ligação de hidrogênio, interação íon-dipolo e Van der Waals;
Estilo de questão: Questões longas e contextualizadas, principalmente abordando o cotidiano, que requerem a identificação das forças intermoleculares;
Estratégia de prova: Analisar com calma as moléculas fornecidas pelo enunciado e a partir disso determinar o tipo de interação(ões) que essas moléculas podem realizar.
Confira a videoaula sobre forças intermoleculares
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 9 – Concentração de soluções
O que mais cai: Velocidade da reação e como ela pode ser alterada;
Estilo de questão: Questões curtas e contextualizadas abordando situações do cotidiano que requerem um conhecimento químico para seu entendimento;
Estratégia de prova: Identificar que tipo de reação está sendo abordada e analisar como sua velocidade pode ser alterada ou como ela afeta a situação fornecida.
Confira a videoaula sobre concentração de soluções
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 10 – Funções orgânicas
O que mais cai: Concentrações de substâncias de uso cotidiano;
Estilo de questão: Questões curtas e contextualizadas que relacionam as concentrações em diferentes unidades;
Estratégia de prova: Analisar quais são os dados fornecidos no enunciado e usar as transformações de unidade usando a quantidade de matéria (mol) ou massa e como estas se relacionam com o volume.
Confira a videoaula sobre funções orgânicas
Semana 11 – pH e pOH
O que mais cai: Acidez ou basicidade de substâncias;
Estilo de questão: Questões contextualizadas que envolvem conhecimentos de concentração e pH;
Estratégia de prova: Identificar os dados do enuciado que devem ser utilizados para chegar no comando da questão, e aplicar a fórmula do cálculo do pH ou pOH.
Confira a videoaula sobre pH e pOH
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 12 – Reações orgânicas
O que mais cai: Reações envolvendo moléculas orgânicas;
Estilo de questão: Questões curtas e contextualizadas que trazem uma molécula ou uma reação orgânica como modelo;
Estratégia de prova: Se o exercício fornecer reação, identificar na reação fornecida quais são as mudanças nas moléculas apresentadas pelo modelo e aplicar para molécula pedida. Se o exercício pedir a reação, analisar a molécula fornecida (principalmente sua função orgânica) e relembrar que tipo de reação que essa molécula pode estar envolvida.
Confira a videoaula sobre reações orgânicas
Confira também o resumo sobre o tema
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