Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

7 biografias sobre governantes do Brasil

Guia lista livros que contribuem na compreensão do contexto histórico e do legado de líderes do país

Por Danilo Thomaz Atualizado em 17 set 2021, 17h40 - Publicado em 17 set 2021, 17h20

A Companhia das Letras disponibilizou para o público  um trecho de “Lula, volume 1”, a biografia do ex-presidente que governou o Brasil entre 2003 e 2010. A obra é de autoria do jornalista Fernando Morais, biográfo de personagens como a líder comunista Olga Benário e o magnata das comunicações Assis Chateaubriand. O autor é amigo de Lula e teve acesso exclusivo a depoimentos e informações relativas à trajetória do ex-presidente. 

No trecho disponibilizado pela editora, acompanhamos a cena da prisão de Lula: desde a saída de São Bernardo do Campo (SP), onde havia falado com militantes e apoiadores, até sua chegada à cela da Polícia Federal em Curitiba, onde “adormeceu com a certeza de que, fosse por razões políticas ou jurídicas, em uma semana, dez dias, no máximo, estaria em liberdade”, segundo relatou. 

A publicação será lançada em meados de novembro. Até lá, há tempo mais do que suficiente para conhecer as jornadas de outros governantes brasileiros – e de nossa única presidente mulher, Dilma Rousseff. Veja a lista com algumas biografias para quem quer estudar mais da História do Brasil por meio de alguns de seus líderes.

 

Continua após a publicidade

1 – As Barbas do Imperador: D. Pedro II, um monarca dos trópicos, de Lilia Schwarcz

O livro da historiadora e antropóloga reúne biografia e ensaio para tratar do primeiro período de formação de uma identidade brasileira, o Segundo Império (1840-1889). Por meio da figura de D. Pedro II, acompanhamos um pouco da história e dos símbolos de um governante que pretendia construir uma imagem de Brasil para si e para o mundo. Compre aqui.

++ PASSEI: Como estudar Segundo Reinado

 

Continua após a publicidade

2 – Getúlio – uma biografia, de Lira Neto

A obra em três tomos narra a vida do presidente Getúlio Vargas da infância em São Borja (RS) até o seu suicídio em 1954, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, antiga sede do Executivo brasileiro. O primeiro volume abarca período de 1881 a 1930, narrando toda sua formação e ascensão política até chegar à presidência. No segundo volume, acompanhamos seu primeiro governo, as crises, o golpe do Estado Novo até sua deposição, em 1945. O terceiro livro narra desde as confabulações para sua volta ao poder nos “braços do povo” até a crise que levou ao seu suicídio – e mudou a história do Brasil.  Compre aqui.

++ Quiz: teste seus conhecimentos sobre a o período de governo de Getúlio Vargas

 

Continua após a publicidade

3 – João Goulart: uma biografia, de Jorge Ferreira 

Por muitos anos, o ex-presidente João Goulart foi sinônimo de um líder fraco e hesitante que não fora capaz de conter o golpe civil-militar de 1964. A obra de Jorge Ferreira, que completa dez anos, é uma contribuição valiosa para recompor a personalidade e a jornada deste político que foi dos mais populares do Período Democrático (1946-1964) e ousou implementar reformas que até hoje estão por serem feitas, como a agrária. A leitura pode ser bem complementada por “Uma mulher vestida de silêncio” (Record), a história de sua mulher, Maria Thereza Goulart, escrita por Wagner William. Compre aqui.

++ Antecipações ao Golpe de 64 e a presidência de João Goulart

 

Continua após a publicidade

4 – Castello: a marcha para a ditadura, Lira Neto

Antes de publicar os três tomos da vida de Getúlio Vargas, o jornalista Lira Neto lançou este livro que conta a história do primeiro presidente do período da ditadura civil-militar: o cearense Humberto de Alencar Castello Branco, seu conterrâneo. A publicação compõe um retrato equilibrado do discreto e controverso personagem que morreu tragicamente em um acidente de avião. Compre aqui.

++ Qual o papel dos militares na política – de 1964 até o governo Bolsonaro

 

Continua após a publicidade

6 – Tancredo Neves, o príncipe civil, Plínio Fraga

O mais mineiro de todos os políticos brasileiros não chegou a ser empossado presidente da República por causa de seus problemas de saúde. Isso, porém, não torna sua trajetória menos espetacular. Ministro de Getúlio e Jango, Tancredo foi peça fundamental em momentos-chave do país, como o golpe de 1964. Ele entrou para a história como uma das principais lideranças civis na luta pela redemocratização que não viveu para ver. Compre aqui.

++ Quiz: Personalidades exiladas durante a ditadura militar

 

Continua após a publicidade

7 – A vida quer é coragem: a trajetória de Dilma Rousseff, a primeira presidenta do Brasil , Ricardo Batista Amaral

Lançado ainda no primeiro ano do governo Dilma (2011), o livro abarca sua trajetória da infância até a eleição para a presidência da República. Trata-se de uma boa oportunidade para se conhecer os anos da ditadura civil-militar – no qual Dilma foi presa e torturada por três anos – por meio daqueles que fizeram parte da luta armada. E também os bastidores do governo Lula, de quem Dilma foi ministra de Minas e Energia e da Casa Civil.  Compre aqui.  

++ Manifestações de junho de 2013: relembre os fatos importantes

Curtiu? Você também indica uma biografia sobre outro governante do Brasil? Comente nas redes sociais do GUIA 😉

 

Continua após a publicidade

*Esta reportagem reúne produtos com link para compra. Se você adquirir na Amazon um produto pelo GUIA DO ESTUDANTE, podemos receber uma comissão.

  • Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

     

    Continua após a publicidade
    Continua após a publicidade
    Publicidade