Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Jornalismo: 5 filmes sobre a profissão de repórter

Essas obras contam os bastidores da notícia e os desafios da reportagem 

Por Wender Starlles Atualizado em 11 fev 2021, 18h14 - Publicado em 16 fev 2021, 00h01

No dia 16 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional do Repórter. Esse profissional é responsável por pesquisar e investigar conteúdos de interesse público para divulgá-los em notícias em um jornal, rádio, televisão, internet, entre outros meios. Sem dúvida, um trabalho muito importante que leva informações necessárias à sociedade diariamente.

O repórter é o jornalista que sai às ruas, vai no local onde o fato ocorreu, toma chuva, corre até atrás de fontes literalmente. Como foi o caso da famosa reportagem que deu origem ao meme “senhora, senhora… volta aqui senhora!”. Impossível de esquecer, né?

Repórter Renata Costa correndo atrás da senhora
Repórter Renata Costa correndo atrás da senhora Twitter/Reprodução

Para celebrar essa data, GUIA separou 5 filmes baseados em histórias reais que mostram como o trabalho de reportagem foi importante para revelar acontecimentos marcantes na história. Vem ver!

The Post – A Guerra Secreta (2018)

O filme fala sobre o embate entre o presidente dos EUA, Richard Nixon, e o jornal The Washington Post, que teve acesso a documentos secretos sobre as mentiras do governo na guerra do Vietnã. 

A equipe do jornal The New York Times, em 1971, começou uma série de reportagens revelando relatórios, conhecidos como “Papéis do Pentágono”, que tinham evidências do envolvimento dos EUA em uma série de crimes.  O caso gerou uma disputa judicial entre a imprensa e o governo, que impediu a divulgação das informações por meio de decisão judicial. Na ocasião, o The Washington Post recebeu os mesmos documentos mas estava na dúvida se devia publicá-los ou não. 

O elenco conta com a participação de Meryl Streep, que interpreta Katharine Graham. Ela foi a primeira mulher a ter um cargo de chefia no jornal.

Disponível em Claro Video, Google Play, Looke e Netflix.

Spotlight – Segredos Revelados (2015)

Dirigido por Tom McCArthy, o longa-metragem, vencedor de dois Oscars, apresenta uma história verídica que aconteceu no começo dos anos 2000. Quando uma equipe de jornalistas do jornal The Boston Globe decidiu investigar se a Igreja Católica de Boston estaria acobertando casos de pedofilia que envolviam sacerdotes católicos os casos aconteceram em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. 

Um ponto interessante do filme é que ele também mostra como o jornalismo reagiu ao surgimento da internet. Na época, a redação do jornal enfrentava cortes devido ao baixo número de vendas.

O caso rendeu aos jornalistas envolvidos o prêmio Pulitzer, considerado o “Oscar do jornalismo”. 

 Disponível em Now, Google Play, Claro Video, Microsoft e YouTube.

Continua após a publicidade

O Custo da Coragem (2003)

Cena do filme
Cena do filme “O Custo da Coragem”. Divulgação/Reprodução

Depois de publicar uma série de reportagens que denunciam o tráfico de drogas e chefes do crime em Dublin, capital da Irlanda, a repórter investigativa Veronica Guerin (Cate Blanchett) e seus familiares começam a serem ameaçados. 

Como o filme é baseado em fatos reais, ele inicia a história a partir do assassinato da jornalista irlandesa em 1996. Nas matérias, Veronica ficou conhecida por citar, sem medo, nomes dos envolvidos e não hesitar em fazer perguntas mais delicadas. 

Cate Blanchett foi indicada como melhor atriz em drama no Globo de Ouro de 2004.

Disponível em Claro Video e YouTube.

Está gostando das recomendações? Então confira também a lista de 9 livros para quem sonha em ser jornalista.

  • O Informante (1999)

    Cena do filme
    Cena do filme “O Informante”. Divulgação/Reprodução

    Em 1994, um ex-executivo da indústria de cigarros concede uma entrevista reveladora para o programa jornalístico “60 minutos”, da CBS. A trama gira em torno do produtor Lowell Bergman e o ex-cientista e pesquisador da empresa de tabaco Brown & Williamson, Jeffrey Wigand

    Lowell recebe uma caixa, com remetente anônimo, repleta de documentos e relatórios de pesquisas que comprovam a manipulação de ingredientes para aumentar o grau de dependência de cigarros. A partir disso, ele procura Wigand para tentar ajudá-lo a entender os arquivos.

    Ao revelar o caso, a emissora desiste de mostrá-lo na TV por medo de possíveis retaliações jurídicas. Mas Bergman não desiste.

    Disponível em YouTube.

    Todos os Homens do Presidente (1976)

    Cena do filme
    Cena do filme “Todos os Homens do Presidente”. Divulgação/Reprodução

    A produção conta a história do famoso caso Watergate, ocorrido em Washington, em 1972,  que repercutiu nos principais jornais do mundo. Se você deseja entrar na graduação de Jornalismo, pode ter certeza que, em algum momento, ouvirá falar neste episódio.  

    A produção conta a história do processo de investigação de dois jornalistas novatos do The Washington Post, Bob Woodward e Carl Bernstein, que descobriram um esquema de espionagem partidária financiado pela Casa Branca. Cinco homens invadem a sede do Partido Democrata, situada no edifício Watergate, e roubam aproximadamente dois mil dólares, mas o assalto serviu apenas de disfarce para a instalação de escutas. O escândalo resultou na renúncia do presidente Richard Nixon em 1974.

    Disponível em Apple iTunes, Google Play e Looke.

    Quero Bolsa | Procurando por Bolsas de Estudo para graduação, pós-graduação ou técnico?! Garanta uma Bolsa de Estudo de Até 75% nas Mensalidades. Saiba mais!

    Continua após a publicidade
    Publicidade