Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

‘Ponto de virada: 11/9 e a Guerra do Terror’ é aula de História na Netflix

Série contextualiza Guerra Fria, Al Qaeda, Talibã, Guerra ao Terror, Doutrina Bush, Guerra do Iraque e retirada das tropas americanas do Afeganistão

Por Juliana Morales Atualizado em 14 set 2021, 09h02 - Publicado em 11 set 2021, 00h01

Quando um segundo avião acertou a torre sul do World Trade Center em Nova York, a hipótese de que a colisão da aeronave na torre norte era apenas um acidente aéreo foi por água abaixo. O primeiro avião se chocou apenas vinte minutos antes. Era mesmo um atentado. Depois, o mundo ficou chocado com as cerca de 3 mil pessoas mortas em decorrência do ataque e descobriu que o mentor de tudo foi a Al Qaeda, grupo militar fundamentalista islâmico liderado por Osama Bin Laden. Mais do que isso, o 11 de setembro de 2001 se tornaria um divisor de águas na história contemporânea.

A dimensão do 11 de setembro fica clara na nova série documental Ponto de virada: 11/9 e a Guerra do Terror, da Netflix. Dividida em cinco capítulos, a obra traça um panorama completo do antes, durante e depois dos ataques terroristas. Ela compila importantes pontos da História, da invasão soviética no Afeganistão, em 1979, até a recente retirada das tropas americanas do país. E, no fim, o espectador consegue amarrar as causas e consequências daquele momento trágico que impactam o mundo até hoje.

Ao longo da série, existe a preocupação de reconstituir a narrativa histórica e mostrar os grandes debates levantados ao longo dos anos. Para isso, são usadas imagens de arquivo, gravações telefônicas, fotografias e até documentos confidenciais. Além disso, a produção traz o lado humano por meio de depoimentos impactantes de sobreviventes dos ataques e de pessoas envolvidas nos combates no Afeganistão.

Por que a série é uma dica de estudo

Para contar a história do 11 de setembro, a série vai e volta no tempo para contextualizar os acontecimentos. Em todos os episódios são abordados aspectos importantes que podem ser usados como fonte de estudo. A seguir, veja como esses temas são abordados em cada episódio.

1. Alerta vermelho

Ponto de Virada - 11 9 e a Guerra contra o Terror EP 1
Momento antes da colisão do avião sequestrado na segunda torre do WTC. Netflix/Divulgação

Logo no primeiro episódio é interessante o estudante pegar papel e caneta para fazer anotações sobre o contexto histórico. A série volta em 1979, durante a Guerra Fria (1947 – 1991), quando os Estados Unidos se tornam aliados do Afeganistão, oferecendo armas e treinamento. O objetivo era evitar que a União Soviética expandisse seus territórios ao sul e chegasse aos poços de petróleo ou ao Oceano Índico.

É nesse cenário que se dá o início da Al Qaeda nos anos 1980, quando um grupo de jovens árabes – entre eles, Osama Bin Laden – se unem também a grupos militares no Afeganistão contra a ocupação soviética. Em 1989, as tropas da União Soviética se retiram do Afeganistão. Sem suporte ou qualquer estabilidade, o país fica à mercê da ascensão do grupo fundamentalista islâmico Talibã, que fica no poder de 1996 até 2001. 

Os norte-americanos negligenciaram ajuda financeira para reconstruir o Afeganistão. Mesmo assim, o país esteve envolvido com as intervenções no Oriente Médio como um todo. Por isso, Bin Laden e a Al Qaeda declararam os Estados Unidos como um inimigo a ser derrotado. É o início de uma guerra que resultou nos ataques da torres gêmeas e do Pentágono e, mais tarde, na longa caçada dos EUA por Bin Laden, que acabou com sua execução em maio de 2011.

2. Um lugar perigoso

Ponto de Virada - 11 9 e a Guerra contra o Terror EP 2
Presidente George W. Bush debate a reação americana no Afeganistão. Netflix/Divulgação

O segundo episódio relata os primeiros passos dos EUA para responder ao atentado de 11 de setembro. Além de punir os responsáveis, o governo americano defende o ataque ao Talibã, já que o grupo deu abrigo no Afeganistão para a Al Qaeda planejar o sequestro dos aviões.

Assim, ainda em 2001, a ação militar americana conseguiu derrubar o governo dos mulás do Talibã e constituir um governo mais próximo aos seus interesses.

Após a invasão norte-americana, as tropas talibãs se enfraqueceram, mas não deixaram de existir. Depois de serem expulsos, os membros do grupo se espalharam e alguns líderes se refugiaram na fronteira com o Paquistão. Por lá, o Talibã se reestruturou e buscou formas de retomar o poder, especialmente com o recrutamento de novos membros. Ao longo dos anos, o grupo realizou ataques para retomada do poder, mas a presença militar norte-americana dificultou a sua expansão.

O episódio também retrata o planejamento dos EUA para retirar suas tropas no Afeganistão, que começou no governo de Barack Obama, eleito em 2008.

 

+ Saiba mais sobre a volta do Talibã no poder e por que isso é uma ameaça aos direitos humanos na região

Continua após a publicidade

3. O lado sombrio

Ponto de Virada - 11/9 e a Guerra contra o Terror EP 3
Ao saber que os terroristas se aproveitaram de falhas na inteligência dos EUA, a Casa Branca lança um programa secreto de vigilância e “interrogatórios aprimorados”. Netflix/Divulgação

As consequências dos ataques de 11 de setembro são aspectos importantes para o estudo. No terceiro episódio, a série destaca a consolidação da chamada “Guerra ao Terror”.  Não se tratava de uma investida a um país específico. A iniciativa fazia parte de uma estratégia global de combate ao terrorismo com esforços simultâneos nos campos político, econômico, militar, diplomático e de inteligência.

Em nome do combate ao terrorismo, os Estados Unidos reduziram a liberdade e a privacidade de cidadãos, especialmente os estrangeiros. Essa prática fez parte de uma doutrina de política externa estadunidense conhecida como Doutrina Bush, em referência ao presidente dos EUA na época dos atentados, George W. Bush. A doutrina visava combater o chamado “eixo do mal”: países que representavam ameaças aos valores ocidentais, como a democracia e a liberdade individual, segundo o olhar americano.

O documentário mostra como se deu essa resposta dura dos Estados Unidos ao terrorismo, mas também levanta discussões importantes como “tortura x direitos humanos”, ao falar, por exemplo, da base militar americana de Guantánamo, em Cuba. Era lá que o governo americano concentrava prisioneiros de guerra sob custódia, a fim de escapar de leis nacionais e acordos internacionais sobre o tema. 

4. A boa guerra

Ponto de Virada - 11/9 e a Guerra contra o Terror EP 4
Sem uma estratégia coesa, a guerra no Afeganistão desperdiça os êxitos iniciais e fracassa, alimentando a desilusão, a corrupção e o ressurgimento do Talibã. Netflix/Divulgação

No quarto episódio, o estudante encontra uma contextualização sobre a Guerra do IraqueEm 2003, junto com a Inglaterra, o governo Bush afirmou que o Iraque, comandado por Saddam Hussein desde o final da década de 1970, detinha um grande arsenal de armas de destruição em massa e representava um perigo à população mundial. Assim deu início ao conflito que foi motivado por uma declaração falsa. 

5. Saída do Afeganistão

Ponto de Virada - 11/ 9 e a Guerra contra o Terror EP 5
Depois de duas décadas, os EUA retiram tropas do Afeganistão. Netflix/Divulgação

No quinto episódio, é possível entender os últimos desdobramentos da retirada das tropas americanas do Afeganistão em agosto de 2021. O Talibã toma a capital do Afeganistão, Cabul, e volta ao poder 20 anos depois.

Lição de casa

Sem dúvidas, o audiovisual é uma ferramenta poderosa de estudo. Mas, apesar da série “Ponto de Virada: 11/9 e a Guerra ao Terror” abordar diversos assuntos e até explicar de forma didática o contexto histórico, ela tem um limite de tempo e tamanho para o conteúdo. É aconselhável que o estudante busque outras fontes para se aprofundar e entender como o tema cai na prova. Para facilitar, separamos alguns conteúdos do GUIA para destrinchar os estudos sobre o 11 de setembro e seus vários desdobramentos.

– O que é o Talibã e como o grupo tomou o poder no Afeganistão

– Como o 11 de setembro já apareceu no Enem ao longo dos anos

– 11 de setembro: 7 filmes e séries para estudar o atentado terrorista

– 11 de setembro: entenda o ataque terrorista que completa 20 anos

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

 

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade