logo-ge

11 de setembro: 5 filmes para estudar o atentado terrorista

Um dos maiores atentados da história completa 19 anos nesta sexta-feira

Em 2001, quatro aviões foram sequestrados por membros da Al-Qaeda, grupo terrorista liderado por Osama Bin Laden. Duas aeronaves atingiram as torres gêmeas do World Trade Center em Nova York, ícone da economia americana. Um outro avião foi lançado no Pentágono, símbolo do poderio militar dos EUA. O último estava indo em direção à Casa Branca, mas avião caiu após o confronto entre os terroristas e os passageiros.

GE separou 5 filmes para estudar o atentado e suas consequências!

11 de Setembro (2003)

O filme é uma compilação de 11 curtas dirigidos por 11 cineastas ao redor do mundo:  Ken Loach, Sean Penn, Alejandro González Iñarritu, Denis Tanovic, Amos Gitai, Mira Nair, Samira Makhmalbaf, Claude Lelouch, Youssef Chahine, Danis Tanovic, Idrissa Ouedraogo e Shohei Imamura. A obra mostra como diferentes povos e culturas foram impactados pelo atentado.

Disponível no YouTube

Fahrenheit 09/11 (2004)

O documentário de Michael Moore critica as ações do governo George W. Bush para evitar o atentado e a posterior “Guerra ao Terror” deflagrada como resposta aos ataques. Moore também mostra também como foi a atuação da mídia na apuração de informações do governo americano, especialmente sobre a existência de armas de destruição em massa no Iraque.

Disponível no YouTube

Reine sobre Mim (2007)

O filme conta a história de Charlie Fineman, interpretado por Adam Sandler, que perdeu sua família nos atentados de 11 de setembro de 2001. O protagonista mostra como a preocupação com segurança mudou no mundo todo depois do ataque. 

Disponível no Youtube e no Globo Play

A Hora Mais Escura (2013)

O filme de Kathryn Biegelow mostra os esforços do serviço secreto dos EUA para capturar os terroristas e a busca por matar Osama Bin Laden.

Disponível no Globo Play, Netflix

À Sombra das Torres: O 11 de Setembro em Stuyvesant (2019)

A Quatro Quadras Das Torres: O 11 de Setembro | HBO Brasil

Oito estudantes de Nova York relatam a experiência de passar por uma das maiores tragédias da história dos EUA. Assista ao documentário A Quatro Quadras Das Torres: O 11 de Setembro Em Stuyvesant, na HBO e na HBO GO.

Posted by HBO Brasil on Wednesday, September 11, 2019

 

O documentário de Amy Schatz mostra o ataque às Torres Gêmeas e suas consequências, a partir da perspectiva dos ex-alunos de Stuyvesant, uma escola pública de prestígio em Nova York, a poucos quarteirões de onde ficava o World Trade Center.

Disponível no HBO Go

Bônus

The Looming Tower (2018)

Essa última sugestão é para quem gosta de filme, mas não dispensa de jeito nenhum uma boa série para maratonar o fim de semana todo. 

Baseada no livro de não-ficção de Lawrence Wright ganhador do Prêmio Pulitzer, The Looming Tower acompanha a crescente ameaça de Osama Bin Laden e da Al-Qaeda no final dos anos 90. A produção mostra como a rivalidade entre o FBI e a CIA pode ter, de forma não intencional, definido o caminho para a tragédia do 11 de setembro.

Primeira temporada disponível na Amazon Prime