Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

‘Sem Spoiler’ indica 5 livros para curar ressaca literária

Vem conferir a lista de livros leves e com a leitura rápida

Por Luccas Diaz Atualizado em 8 mar 2021, 19h40 - Publicado em 27 nov 2020, 17h05

Na ressaca literária, o leitor trava. Simples assim. Não consegue mais terminar as suas leituras. No GUIA, mostramos o que é demos dicas de como curar esse mal. Leia aqui.

Para aprofundar o assunto, a gente conversou com o Alfredo Neto, 20,  criador do Sem Spoiler. O perfil tem mais de 100 mil seguidores e posta diariamente sobre lançamentos de livros, dicas, promoções e rotinas de leitura. Ele dá algumas sugestões interessante para sair da ressaca literária: “se permitir não ler por um tempo, voltar aos poucos, assistir a vídeos sobre leituras do mês, stalkeiar o Sem Spoiler, ver listas de leituras no Goodreads… Tudo isso pode ajudar a reanimar”, diz.

A dica mais curiosa é superar a dificuldade de leitura com… outras leituras. A seguir, Neto lista livros leves e de leitura rápida: “A ressaca literária aparece  após uma grande quantidade de livros lidos ou em situações em que me sinto tão sobrecarregado que não consigo separar 1h ou 2h do dia para ler”, conta. Nesse caso, leituras leves e rápidas podem amenizar a estafa.

Vem ver a lista do Neto:

1 – Quanta coisa pode estar logo ali, de Lola Salgado

Quando coisa pode estar logo ali
Editora Harper Collins/Reprodução

Esse livro tirou o Neto de uma ressaca literária. “Comecei a ler sem saber muito sobre ele e ri muito com o primeiro capítulo. A escrita da Lola é divertida, os personagens são complexos e tridimensionais. A história é bem construída. A personagem principal, Olívia, acabou de contar para a família que não passou no vestibular… e que, na verdade, nem queria tanto assim cursar arquitetura. Agora, ela precisa lidar com conflitos familiares enquanto viaja para conhecer o pai pela primeira vez”, explica.

Continua após a publicidade

2 – Na corda bamba, de Kiley Reid (traduzido por Roberta Clapp)

Na Corda Bamba
Editora Estação Imaginária/Reprodução

Alguns livros têm o poder de prender a atenção no começo de leitura. Foi o que aconteceu com o Neto nesta leitura. “Essa é uma história sobre uma mulher negra jovem, que trabalha como babá para uma mulher branca. Logo no início, ela é acusada por um segurança de sequestrar uma garota, a menina de quem ela cuidava. A partir daí, precisa lidar com o seguro-saúde que está prestes a perder e com outros desafios da vida adulta, tudo isso enquanto lida com a empregadora que insiste em ‘trazer justiça’  a ela”, diz.

3 – Espere até me ver de coroa, de Leah Johnson (traduzido por Solaine Chioro)

Espere até me ver de coroa
Editora Alt/Reprodução

Neto conta o enredo eufórico: “É impossível não se apaixonar por Liz Lighty. Ela sonha em ser médica, mas para isso precisa de uma bolsa de estudos. Quando descobre que esse é o prêmio dado à rainha da festa de formatura do colégio, decide entrar na competição. Nesse meio tempo, ela se apaixona por outra garota. Só tem um problema: ela também está na disputa”.

  • 4 – O príncipe e a costureira, de Jen Wang (traduzido por Vic Vieira)

    O príncipe e a costureira
    Darkside/Reprodução

    O recurso de ilustrações podem ajudar a sair de uma ressaca literária. “Uma boa saída para sair da ressaca é ler HQs. Essa não podia ser mais perfeita: é a história de um príncipe que ama usar vestidos e de uma costureira que sonha em ser uma grande estilista. Eles logo se conhecem e se unem em aventuras apaixonantes. O traço da Jen Wang é lindo e a história é muito divertida!”, conta Neto.

    5 – Bem-vindos à rua Maravilha, de Gabriel Mar

    Bem-Vindos à rua Maravilha
    Gabriel Mar/Reprodução

    “Esse livro não tinha como dar errado: imagine um romance nacional inspirado em Hamilton (sim, o musical da Broadway!) sobre uma trupe de atores que deseja trazer uma peça musical à vida. É um livro leve com muita representatividade! Gabriel Mar é um nome para ficar de olho”, recomenda Neto.

    Você já superou uma ressaca literário lendo um livro leve e de leitura rápida? Então recomente para a gente nas redes sociais do GUIA 😉 📖

    Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

    Continua após a publicidade
    Publicidade