60 candidatos tiraram nota mil na redação do Enem 2023
Entre os candidatos que alcançaram a nota máxima, quatro são de escolas públicas. Veja a distribuição por estado
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) divulgou em coletiva nesta terça-feira (16) que 60 candidatos obtiveram nota mil na redação do Enem 2023. Na edição, eles dissertaram sobre o tema “os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Dos 60 estudantes que alcançaram a nota máxima, apenas quatro são de escolas públicas.
O Inep acredita que as notas se devem também à temática da redação do Enem 2023, acessível e de relevância social, segundo a pasta. Professores ouvidos pelo GUIA DO ESTUDANTE, no entanto, apontam que as razões podem ser múltiplas – e mais complexas.
Felipe Leal, professor de redação do Curso Anglo, diz que apesar da temática da redação ser acessível, a frase-tema não era simples, abarcando muitas palavras-chave que deveriam ser consideradas pelos candidatos. Por isso, afirma, apesar de ter um peso, o tema da redação pode não ser o único elemento-chave para avaliar o aumento de notas mil.
“Uma hipótese a ser analisada futuramente é se houve influência da mudança da banca de correção”, afirmou ao GUIA. Embora as competências analisadas não tenham mudado, eventuais mudanças no treinamento dos corretores podem ter gerado impacto.
Leal destaca que só será possível determinar a razão exata para o aumento de notas máximas com mais dados desta e de outras edições, além da avaliação das redações deste ano que alcançaram o feito. Ainda não há uma data para divulgação dos espelhos das redações do Enem 2023.
+ Resultados do Enem 2023 já estão disponíveis. Veja como acessar
+ 6 filmes e séries que abordam o trabalho invisível das mulheres
Os estados nota mil na redação do Enem
Os quatro estudantes da rede pública de ensino que alcançaram a nota mil na redação do Enem são do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Tocantins. Já os estados brasileiros com maior quantidade de candidatos nota 1000 foram São Paulo e Rio de Janeiro, com 7 participantes nota 1000 cada. Em segundo lugar, com 6 participantes nota 1000, ficaram o Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
Confira a distribuição completa:
Estados nota 1000
- São Paulo – 7
- Rio de Janeiro – 7
- Rio Grande do Sul – 6
- Rio Grande do Norte – 6
- Bahia – 4
- Ceará – 4
- Goiás – 4
- Pará – 3
- Sergipe – 3
- Espírito Santo – 2
- Minas Gerais – 2
- Pernambuco – 2
- Amazonas – 1
- Distrito Federal – 1
- Santa Catarina – 1
- Tocantins – 1
Qual o próximo passo?
O Sisu é o programa do governo federal que oferta vagas em universidades públicas de todo o país. Ao todo, serão 127 universidades participando do Sisu 2024, com 264.254 vagas divididas entre o primeiro e o segundo semestre.
Confira as principais datas do calendário do programa:
Calendário Sisu 2024
Inscrições: 22 a 25 de janeiro
Chamada regular única: 30 de janeiro
Período de matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro
Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro
+ Sisu 2024: entenda todas as mudanças dessa edição
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.