Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

6 dicas para se preparar na reta final para o Enem

Equilíbrio e treino vão fazer a diferença no exame, que acontece daqui dois meses

Por Juliana Morales Atualizado em 19 out 2021, 12h34 - Publicado em 21 set 2021, 12h44

Faltam poucos dias para o Enem! É hora de respirar, controlar a ansiedade e seguir firme nos estudos. Sem diminuir o ritmo, mas também sem exagerar demais nessa reta final. Combinado?

A pedidos do GUIA, Daniel Perry, diretor do Curso Anglo, separou 6 dicas para os estudantes incluírem em suas rotinas faltando dois meses para o exame. Confira!

1- Direto ao ponto

A primeira dica é estabelecer um plano de estudos com intensidade e foco nos assuntos que têm maior incidência no exame. Isso vai otimizar o tempo e aumentar a possibilidade de acertos no dia da prova. Para ajudar, o GUIA divulgou um levantamento com o que mais cai no Enem em cada disciplina.

2- Equilíbrio

A segunda dica é estudar um pouco de cada matéria. Ficar preso em um só assunto durante várias horas pode se tornar cansativo, levando a erros e improdutividade. O ideal é estudar uma hora e meia de cada matéria e fazer intervalos de uns quinze minutos.

3- Treino

A terceira dica é treinar com mais intensidade exercícios no estilo do Enem. Muitas vezes, isso acaba sendo mais eficiente do que tentar absorver muita teoria. Ao resolver questões, o estudante capta o estilo da prova e identifica melhor suas fortalezas e fraquezas. O GUIA reuniu as todas provas e gabaritos das edições passadas do Enem, confira aqui.

4- Redação

Diferente de outros vestibulares que mudam suas propostas de tempos em tempos, o estilo de redação do Enem é o mesmo todo ano. Então, com base nas edições anteriores, é possível o aluno analisar a estrutura do texto e as temáticas cobradas pelo exame. Nessa reta final, vale reforçar o treino de redação, que tem grande peso na nota da prova.

+ 7 mitos e verdades sobre a redação do Enem

+ Enem 2021: 9 temas de redação que são apostas para o exame

+ Redação: termos e expressões que você não deve usar

Continua após a publicidade

5- Estratégia

A quinta dica é fazer simulados para desenvolver uma estratégia de prova. Lembrando que a melhor estratégia é aquela que leva o aluno a acertar tudo que ele sabe, já que a prova do Enem usa o método TRI (Teoria de Resposta ao Item). Então é importante que o aluno faça provas com tempo marcado, desenvolvendo táticas para garantir uma pontuação mais elevada.

De acordo com a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), o exame considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, e ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item.

Ou seja, no Enem, as questões têm pesos diferentes na nota final, dependendo da proporção de acertos dos alunos em geral e da consistência de cada aluno nas respostas (para eliminar as chances de chute).

Funciona assim: se você acerta as questões mais difíceis, mas erra as mais fáceis, sua nota não é tão boa quanto a de alguém que acerta as mais fáceis e algumas das difíceis. Saiba aqui como é calculada a nota do Enem.

+ Conheça a TRI, método de avaliação do Enem capaz de descobrir ‘chutes’ na prova

6- Saúde física e mental

Por fim, o aluno não pode esquecer nessa reta final a importância de dormir e se alimentar adequadamente. Boas noites de sono somadas a uma alimentação saudável deixa o aluno mais descansado, alerta e criativo, preparando-o para chegar no dia da prova disposto.

  • Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade