Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

A escola pública com impressionantes notas na redação do Enem

Pelo menos 75 alunos da escola estadual no Pará atingiram mais de 900 pontos na redação do Enem 2023

Por Taís Ilhéu
Atualizado em 18 jan 2024, 18h09 - Publicado em 18 jan 2024, 17h52

Desde a última terça-feira (16), quando saíram as notas do Enem 2023, a professora Ione Franco anda atônita. Ela já atendeu a inúmeros pedidos de entrevista, tirou dezenas de fotos e respondeu incontáveis mensagens no WhatsApp. Não é para menos: a escola pública onde ela leciona em Belém do Pará viralizou nas redes sociais, já que 75 de seus estudantes tiraram mais de 900 pontos na redação do exame. Pelo menos 200, contabiliza até agora, tiraram notas maiores que 780.

“Uma euforia! Foi um negócio gigantesco de felicidade para a escola, para toda a comunidade e para Belém do Pará”, contou Ione ao GUIA DO ESTUDANTE.

+ Aluna nota mil na redação do Enem sentiu alívio ao ver o tema

No vídeo que circula na internet, os alunos da professora de redação entoam seu nome enquanto seguram placas com as notas atingidas nesta edição: 980, 960, 940. Em coro, emendam na “marcha do vestibular”, tradição em Belém para comemorar a entrada na universidade – um presságio das aprovações que, para Ione, com certeza virão nas próximas semanas. O vídeo foi gravado nesta quarta-feira (17), quando cerca de 100 alunos deram um tempo das férias e se reuniram na escola para comemorar os resultados do Enem.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Albanizia de Oliveira Lima (@albanizia.oficial)

A professora paraense, formada em Letras pela UFPA (Universidade Federal do Pará), sabe pela experiência de anos anteriores do quanto os estudantes da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima são capazes. Em 2023, 64 deles foram aprovados em universidades federais. Os resultados na redação do Enem também haviam sido excepcionais na edição passada: 26 estudantes tiraram mais de 900 pontos. Desta vez, o número praticamente triplicou. 

+ Ela tirou mil na redação do Enem depois de zerar em 2019

Continua após a publicidade

Expectativa saudável

Professora Ione e alunos segurando placas com as notas
Professora Ione comemorou os resultados do Enem 2023 junto com seus alunos no dia seguinte à divulgação das notas (Rai Pontes / Ascom Seduc Pará/Reprodução)

Enquanto os estudantes do Albanízia temiam pelas notas do Enem na terça-feira (16), a professora aguardava ansiosamente – mas com convicção de que as notícias seriam boas. Ione, que analisa constantemente a escrita dos alunos em sala de aula, sabia pelo histórico dos últimos meses que os resultados seriam superiores a 700 pontos.

+ Conheça o método de ensino da professora Ione Franco

Continua após a publicidade

No final do ano passado, os estudantes também haviam prestado o vestibular de uma escola particular de Belém e obtido notas impressionantes, com 23 deles alcançando mil pontos na redação. “Imaginei: ‘bom, então no Enem as notas vão ser maravilhosas também’, e foi o que se confirmou”, relembra Ione.

Agora, a ansiedade dos alunos é pelos resultados dos vestibulares e processos seletivos, como Sisu e Prouni, que abrem as inscrições nas próximas semanas. Assim como sabia em relação ao Enem, Ione também está convicta das aprovações – mas prefere, por vezes, guardar essa certeza para si, e deixar com que os estudantes vivam por completo a experiência dos vestibulares. “Para eles eu não digo nada. É uma expectativa saudável, normal”, conta aos risos.

O trabalho invisível das mulheres em pauta

Professora Ione e três alunas
Ione e algumas de suas estudantes que atingiram pontuação maior que 900 na redação do Enem 2023 (Arquivo Pessoal/Reprodução)

Embora a longa frase-tema da redação do Enem 2023 tenha assustado muitos estudantes, o assunto de que tratava não poderia ser mais tangível e próximo de suas realidades. “Porque é a vida deles, é o que eles vêem”, relata a professora Ione. “Eles convivem com as mães, com as avós, que vivenciam essas vidas de trabalhar, de cuidar da casa, de ser ou não valorizada. Eles têm esse conhecimento de mundo”, avalia.

Para ela, neste sentido, o tema da redação foi fácil para seus alunos, que constantemente faziam reflexões como estas em sala de aula. E as discussões não pararam depois da aplicação do Enem.

Na aula seguinte ao exame, Ione debateu o trabalho invisível de cuidado realizado pelas mulheres com cada uma de suas nove turmas, compostas por quarenta alunos. Ela, inclusive, mencionava sua experiência e a de outras professoras da escola como exemplo. “Eles colocaram seus argumentos e a sua visão crítica sobre o tema”, relembra, afirmando o papel do exame em pautar temas de relevância na sociedade.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

“Foi muitíssimo importante e eles consideraram isso. Inclusive as falas deles era nesse caminho, de dizer ‘professora, isso é muito interessante e precisa ser discutido'”.

+ 6 filmes e séries que abordam o trabalho invisível das mulheres

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
A escola pública com impressionantes notas na redação do Enem
Enem
A escola pública com impressionantes notas na redação do Enem
Pelo menos 75 alunos da escola estadual no Pará atingiram mais de 900 pontos na redação do Enem 2023

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.