Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Anula? Questão do Enem sobre Copa do Brasil não tem resposta certa

A questão é sobre análise combinatória e caiu na prova de matemática. Até o momento o Inep não se pronunciou sobre um eventual problema

Por Redação Atualizado em 29 nov 2021, 12h52 - Publicado em 28 nov 2021, 21h06

Uma questão do Enem na prova de matemática sobre análise combinatória talvez não tenha resposta correta. Pelo menos é o que avaliam os professores de matemática do Curso Anglo, do Descomplica, do Oficina do Estudante e do Poliedro. A questão é a 157 do caderno rosa (e que equivale a 138 do azul; a 178 do amarelo; e a 155 do cinza). Até o momento o Inep ainda não se pronunciou. O gabarito oficial deve ser divulgado nesta semana.

A questão pedia para o candidato organizar um painel com as placas dos 15 times campeões da Copa do Brasil nas 30 edições do torneio. Era preciso descobrir a quantidade de painéis diferentes que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) poderia montar.

Veja a questão abaixo:

questão polêmica do Enem sobre a Copa
Enem/Reprodução

De acordo com os professores dos cursinhos, a alternativa “e” seria a mais próxima da correta, pois traz no início 9! sobre 3!. No entanto, para estar correta, precisaria começar com 7! sobre 2!.

De acordo com Thales Athanásio, professor de Matemática do Anglo, “não há erro no enunciado, mas também não há resposta que se adeque ao que deveria de acordo com a proposta da questão”. A direção do curso Anglo vai recomendar ao Inep o cancelamento da questão.

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

++ Gabarito extraoficial do segundo dia  

++ Análise da prova pelos cursinhos

++ Cerca de 580 estudantes foram impossibilitados de fazer o Enem 

++ Calvin, desastre de Mariana, cordel: veja temas do 2° dia do Enem 2021

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

 

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade