Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Cerca de 580 estudantes foram impossibilitados de fazer o Enem 2021

Operação policial e falha de conexão impediram que candidatos do Rio de Janeiro e Pernambuco fizessem a prova. Coletiva do Inep será na segunda-feira (29)

Por Giulia Gianolla Atualizado em 29 nov 2021, 00h50 - Publicado em 28 nov 2021, 21h11

Cerca de 580 candidatos não tiveram a chance de realizar o Enem 2021 por ocorrências nos locais de provas. Uma operação policial no Complexo do Salgueiro em São Gonçalo (RJ), no último fim de semana, e uma falha de conectividade em Petrolina (PE), neste domingo (28), impossibilitaram a participação dos estudantes.

Complexo do Salgueiro

Cerca de 500 candidatos foram afetados pela operação policial no Complexo do Salgueiro que terminou com 9 mortes. Segundo apuração do G1 feita com moradores da região, a circulação dos ônibus no local estava prejudicada e os candidatos decidiram não sair de casa. No domingo (28), o Inep anunciou os estudantes podem pedir a reaplicação.

 

Continua após a publicidade

Falha de conexão

Em Petrolina, uma falha técnica de conectividade no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano impossibilitou a realização da segunda prova do Enem Digital para os 76 candidatos presentes. O Inep também anunciou a possibilidade de pedido de reaplicação da prova:

 

Continua após a publicidade

Reaplicação

A reaplicação do Enem 2021 acontecerá nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data da aplicação do exame para pessoas presas ou sob alguma medida socioeducativa e também para os alunos que faltaram ao Enem 2020, mas que conquistaram na Justiça o direito fazer a prova. Os estudantes que quiserem fazer o pedido têm de 29 de novembro a 3 de dezembro para solicitar a reaplicação na Página do Participante.

A prova do segundo dia contava com questões de Ciências da Natureza e Exatas e foi considerada conteudista e tradicional pelos professores entrevistados pelo Guia.

Coletiva com o balanço do Enem

A coletiva de imprensa com balanço final da aplicação do Enem 2021, que seria realizada neste domingo (28), foi adiada para segunda-feira (29). Porém, o Inep e o MEC não informaram o motivo da transferência da coletiva. Dados importantes como abstenção ou intercorrências durante o exame são divulgados tradicionalmente no mesmo dia após o término das aplicações.

Por meio do Twitter, o presidente do Inep, Danilo Dupas, agradeceu a participação dos candidatos e apoio dos envolvidos na organização do exame.

++ Anula? Questão do Enem sobre Copa do Brasil não tem resposta certa

++ Análise da prova pelos cursinhos

++ Calvin, desastre de Mariana, cordel: veja temas do 2° dia do Enem 2021

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

Publicidade