As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 começam hoje (14) para os estudantes de baixa renda que tiveram isenção de taxa na última edição do exame e não compareceram às provas. As inscrições podem ser feitas na Página do Participante até o dia 26 de setembro, sem que seja necessário justificar a ausência no Enem 2020 ou pagar a taxa de inscrição.
Para esses candidatos, o exame será aplicado nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data do grupo de pessoas privadas de liberdade (Enem PPL). Aos participantes que fizeram a inscrição no Enem regular as datas de aplicação da prova seguem nos dias 21 e 28 de novembro.
A decisão de reabertura foi anunciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na segunda-feira (13).
“O Inep reforça que o cronograma de aplicação do Enem 2021 para os isentos ausentes na edição 2020 foi planejado de forma a garantir o direito dos participantes de utilizarem o resultado do exame para acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programas do Ministério da Educação (MEC)”, diz o comunicado do Inep.
Por que terá uma segunda rodada de inscrição?
O primeiro edital previa direito à isenção no Enem 2020 se o participante que faltou à prova justificasse a ausência. No entanto, as justificativas precisavam ser comprovadas por meio de documentação e fazer parte de algumas das hipóteses previstas: acidentes de trânsito, morte de familiar, emergências médicas, assaltos, suspeita de Covid-19, entre outras.
Estudantes relatam que a pandemia dificultou o comparecimento à prova e também a justificativa documentada.
Após ação movida por entidades estudantis e partidos políticos, O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a garantia da inscrição para quase 3 milhões de estudantes que conseguiram gratuidade na taxa de inscrição do ano passado, mas não comparecem às provas.
Menor número de inscritos
O número de inscritos do Enem 2021, 3,1 milhões, foi o menor desde 2005. Além disso, a Semesp, entidade que representa as mantenedoras do ensino superior no Brasil, fez um levantamento indicando que o exame deste ano é o menos inclusivo da última década. De acordo com o estudo, houve queda de 53% de inscrições de pretos, de 54,8% de indígenas e de 35,7% de brancos.
Calendário do Enem 2021
- Inscrição de isentos no Enem 2020: 14 a 26 de setembro
- Enem regular e digital: 21 e 28 de novembro
- Enem para isentos em 2020 e PPL: 9 e 16 de janeiro de 2022
++ Baixe todas as provas e gabaritos do Enem
++ O que mais cai no Enem em cada disciplina
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.