Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Harry Potter, bomba atômica e Torre Eiffel são temas do Enem 2020

A prova deste domingo cobrou 45 questões de Exatas e 45 de Ciências da Natureza

Por Giulia Gianolla Atualizado em 24 jan 2021, 21h33 - Publicado em 24 jan 2021, 16h40

Neste domingo (24), foi aplicada a segunda prova do Enem 2020. Desta vez, o exame teve 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Ciências Exatas. Entre os temas abordados, estavam a Torre Eiffel,  química por trás de bombas atômicas, consumo de etanol por carros elétricos, como funcionam os fones de ouvido, cálculo de orçamento familiar,  proteção contra raios e uso de óleos essenciais, segundo apuração do portal G1.

De acordo com internautas, o famoso bruxo Harry Potter também apareceu como personagem em uma das questões da prova.

Harry Potter no Enem
Harry Potter no Enem Twitter/Reprodução

Os candidatos podem sair das salas a partir das 15h30, mas sem o caderno de questões. O horário limite do exame é 18h30.

++ Regra de três forever: melhores memes do Enem

Continua após a publicidade

Questões de Ciências da Natureza

“A prova de Biologia veio mais difícil do que nos anos anteriores.” Segundo o professor do Descomplica Rubens Oda, as questões de Ciências da natureza continuaram tendo um eixo principal voltado para Ecologia e temáticas ambientais. E Biologia e Química foram bastante interligadas, com questões sobre poluição e o conflito do petróleo. Algumas questões sobre o ciclo do carbono e a sucessão ecológica também foram destaque para o professor.

Conteúdos mais complexos, como fisiologia humana, citologia e a bioquímica, que geralmente demandam muito tempo de estudo, foram pouco cobrados. No entanto, a maior dificuldade da prova, de acordo com o professor Rubens, foi a temática da genética. “Foi cobrada uma matéria muito complicada, que nunca tinha aparecido antes na história do Enem.” Questões voltadas para Física e Química foram mais previsíveis, sem fugir muito do que se esperava.

Questões de Matemática

“A prova foi bem dentro dos padrões do Enem, na parte de Exatas.” É a opinião da professora Luanna Ramos, também do Descomplica. Assuntos recorrentes como escala, probabilidade, análise combinatória e gráficos foram muito presentes. Além disso, muitas questões contavam com porcentagens. Não caíram conteúdos de moda e mediana, ligados à estatística, que normalmente são cobrados.

A professora Luana também deu destaque para questões que usavam regra de três. Esse macete foi, inclusive, protagonista dos principais memes dos participantes, que fizeram piadas sobre a prova ao longo de todo o dia.

Fechando sua análise dos temas da prova, ela completou: “No geral, sem grandes surpresas.”

++ “Fiquei 3 meses sem internet”: alunos da rede pública relatam desigualdade

Primeiro dia de prova

Na prova de Humanas e Linguagens, que foi aplicada no último domingo, 17, o Enem trouxe questões sobre desigualdade de gênero, espaço agrário, urbanização do Brasil, papel da América Latina no mundo e geopolítica dos Estados Unidos. Personalidades como MC Fioti, Marta e Neymar Jr. apareceram ao longo da prova, que também contou com uma redação.

O tema da redação deste ano foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira“.

Continua após a publicidade

Publicidade