Quantas questões tem o 2º dia de Enem? Veja quais matérias caem
Veja o que esperar do segundo e último dia de Enem!
Sai redação, entram os cálculos! Neste domingo (11), os milhões de candidatos inscritos no Enem 2024 enfrentam as provas de Matemática e Ciências da Natureza – ou seja, o 2º dia é das exatas. Assim como ocorreu na semana passada, os portões abrem às 12h e fecham às 13h, com início da prova marcado para as 13h30. A diferença é que, neste segundo dia, os candidatos tem meia hora a menos para finalizar o exame, até as 18h30. Mas afinal, quais são as matérias que eles enfrentarão? Quantas questões tem a prova no total?
Confira abaixo o que esperar do segundo dia de Enem.
+ As fórmulas que você, com certeza, vai usar na prova de Matemática do Enem
Quais matéria caem no segundo dia do Enem?
A prova do segundo dia do Enem é composta por 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza, totalizando 90 perguntas. Ciências da Natureza, vale lembrar, inclui as disciplinas de:
- Biologia
- Química
- Física
Os candidatos têm meia hora a menos de prova do que no primeiro dia, mas vale lembrar que desta vez não terão que elaborar a redação.
Como é a prova? O que mais cai em cada disciplina?
Em termos de leitura, os candidatos devem esperar uma prova menos cansativa que a do primeiro dia, já que os enunciados tendem a ser menores, com textos mais curtos. Isso não significa, no entanto, que a interpretação fica de fora: ela é essencial para compreender as perguntas de exatas, e algumas questões de Matemática podem ser resolvidas usando exclusivamente o raciocínio lógico.
Na prova de Matemática, os tópicos mais frequentes costumam ser:
- Matemática básica;
- Estatística;
- Geometria espacial e plana;
- Funções;
- Probabilidade.
Vale a pena treinar as operações básicas, unidades de conversão e ter a regra de três na ponta do lápis. Dê uma boa revisada em média, moda e mediana, conteúdo que cai em todos os anos, e relembre as principais fórmulas de geometria plana e espacial.
Já na prova de Biologia, os candidatos certamente encontrarão questões sobre:
Lembre-se de revisar as relações ecológicas, os biomas e ecossistemas. Retome conteúdos relacionados ao corpo humano, órgãos e sistemas – como o respiratório ou digestório. Também vale aquela última lida nos conteúdos de citologia, área que estuda as células!
Em Química, os tópicos mais frequentes no Enem são:
- Propriedades dos Compostos Orgânicos;
- Eletroquímica
- Separação de Misturas
- Cinética Química
- Reações orgânicas.
A palavra de ordem por aqui é Química Orgânica – aquela que estuda o carbono! Relembre os compostos orgânicos e suas propriedades, e também como ocorrem as reações entre diferentes elementos. Também vale a pena revisar aquelas clássicas perguntas de pilhas, tema da eletroquímica.
Por fim, em Física os candidatos encontrarão questões de:
Estude as correntes elétricas contínuas e alternadas, saiba como funcionam e as aplicações. Revise ainda os fenômenos térmicos que aparecem na Termologia, como calor, temperatura, dilatação, etc. Caso sobre tempo, inclua uma revisão de Ondulatória!
Horários 2º dia do Enem 2024
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Saída permitida sem o caderno de questões: 15h30
- Saída permitida com o caderno de questões: 18h
- Fim das provas: 18h30
+ Declaração de comparecimento no Enem: veja como emitir
Calendário Enem 2024
- Inscrições: 27 de maio a 14 de junho
- Pagamento taxa de inscrição: 27 de maio a 19 de junho
- Pedido de tratamento pelo nome social: 27 de maio a 14 de junho
- Solicitação de atendimento especializado: 27 de maio a 14 de junho
- Resultado do pedido de atendimento especializado: 17 de junho
- Recurso do pedido de atendimento especializado: 17 a 21 de junho
- Aplicação das provas: 3 e 10 de novembro
- Divulgação do gabarito: 20 de novembro
- Divulgação do resultado: 13 de janeiro
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.